Etapas do processo de registro de recorde

O RankBrasil recebe anualmente centenas de pedidos de recordes. Consulte a lista dos títulos que já estão registrados e o que não é considerado recorde. Saiba detalhes sobre o processo

01/11/2012
5085 Acessos
Imprimir
Etapas do processo de registro de recorde
1- Preenchimento do formulário
Preencha o formulário de homologação, com detalhes sobre sua ideia de registro, no campo ‘descrição’. Caso esteja interessado em vários registros, preencha um formulário para cada recorde.

2 - Pesquisa e análise
Após receber a sua solicitação, o RankBrasil vai avaliar as possibilidades e realizar pesquisa sobre o assunto, para verificar se o seu pedido se trata de um novo recorde ou superação de uma categoria já existente.

Dentro de alguns dias, a equipe do departamento responsável entrará em contato, solicitando os documentos necessários para a comprovação do recorde. Em caso de uma nova categoria, serão criadas regras específicas. Se for superação, o RankBrasil informará quais são as regras a serem cumpridas.

3- Proposta e certificação
Todo processo de registro tem um custo, que será informado após a fase de pesquisa e análise, baseado em vários fatores que determinam a complexidade de cada pedido e na escolha do método de certificação.

- À distância: o registro será baseado em documentos previamente solicitados pelo RankBrasil que comprovem o recorde, como declarações, laudos, vídeos, fotos, entre outros, dependendo da categoria. Em caso de aprovação, troféu e certificado serão enviados pelos Correios. Custo: a taxa só será cobrada em caso de confirmação do recorde.

- Presencial: a presença de fiscais durante a tentativa de recorde garante maior agilidade para a certificação em caso de sucesso e dá mais credibilidade na divulgação junto à mídia. Custo: Neste caso, mesmo que o recorde não seja confirmado, a taxa preestabelecida será cobrada.

No método presencial, o desafiante pode se programar, agendando previamente uma data junto ao RankBrasil para a realização da tentativa. Fiscais vão acompanhar o processo do início ao fim e se o título for conquistado, farão imediatamente o anúncio do novo recorde brasileiro, com a entrega do troféu no local.

Divulgação
Todos os recordes são divulgados no site www.rankbrasil.com.br. O release de sua tentativa vai ao ar assim que a proposta for aceita e as taxas pagas. Após a confirmação do recorde, uma nova notícia será preparada para divulgação. As matérias realizadas antes e depois do recorde também são encaminhadas como sugestão de pauta para os principais veículos de comunicação do Brasil, com foco principal na região em questão. (Veja RankBrasil na mídia)

O que não é considerado recorde
- Solicitações feitas por menores de 18 anos que não tenham autorização expressa dos responsáveis;
- Mais novo ou mais velho que andar, falar, nadar, ler, contar, correr, etc;
- Qualquer registro que transgrida leis brasileiras, como idade mínima para dirigir, voar, pilotar embarcação, mergulhar, atirar, etc;
- Qualquer ação que venha constranger, machucar, causar dor ou torturar, envolvendo qualquer tipo de animais ou terceiros;
- Mais pesado ou mais leve animal doméstico;
- Recordes do tipo vivendo há mais tempo com cobras, gatos, etc;
- Recordes de menor planta, apenas maior;
- Recordes considerando diferença entre raças;
- Recordes provenientes de sorte natural, casual, que não sejam provenientes de habilidade ou característica individual;
- Qualificações que não sejam quantitativas, como melhor, pior, mais bonito, mais feio, mais sofrido, etc;
- Recordes negativos para a imagem do Brasil, alguém ou algo, com difamações, catástrofes, etc.