Melhor memória em imagens

Ao memorizar 142 imagens em cinco minutos, Rafael Luis Boemo conquista recorde brasileiro

03/10/2020
Imprimir
Melhor memória em imagens
Rafael Luis Boemo memorizou 142 imagens em sequência, em cinco minutos / Foto: Arquivo recordista
Rafael Luis Boemo, médico otorrinolaringologista e filósofo de Florianópolis (SC), entra novamente para o RankBrasil em 2020, desta vez pela Melhor memória em imagens. Em cinco minutos, ele memorizou 142 imagens em sequência, fazendo o recall em 10 minutos.

O médico conquistou o recorde em 3 de outubro, durante o campeonato Remote IAM Egypt Open, realizado pela International Association of Memory (IAM) e pela Sociedade Egípcia de Memória. A competição aconteceu de forma remota devido ao Covid-19, mas todos os resultados são oficiais.

Na prova foram apresentadas tanto imagens de cenas, pessoas, animais, até imagens abstratas. Segundo o filósofo, a maior dificuldade é selecionar memórias corretas na ordem lógica do que está sendo visualizado. “As técnicas de associação de memória são excelentes, assim como a técnica de vincular as memórias com lugares conhecidos no seu dia a dia”, comenta.

De acordo com ele, a memorização de imagens é essencial como base de todo processo de memorização visual, ou seja, é crucial para desenvolver outras habilidades cognitivas. Para as pessoas interessadas em melhorar sua memória, o recordista deixa a dica: “Sempre quando aprender algo use imagens para memorizar e pense através de imagens em tudo o que estudar”.

Rafael afirma que entrar novamente para o RankBrasil significa reconhecimento. “É uma alegria ter conquistado mais um recorde brasileiro, através de uma instituição criteriosa e séria, que já premiou outros mnemotécnicos. É um estímulo para seguir aprendendo e melhorando sempre e mais”, destaca.

Outros recordes conquistados
Natural de Santiago (RS), Rafael começou a estudar memória na faculdade, no laboratório de memória e cognição há 20 anos. Além do recorde de memória em imagens, ele é recordista brasileiro pela Melhor memorização de números binários (180 números em sequência, em cinco minutos) e Melhor memória em faces e nomes (36 nomes e faces em cinco minutos).