Maior árvore de Natal em mosaicultura

Símbolo natalino com 18 metros de altura foi montado em frente a um shopping da cidade do Rio de Janeiro

20/12/2009
24877 Acessos
Imprimir
Maior árvore de Natal em mosaicultura
A maior árvore de Natal em mosaicultura, que entra para o RankBrasil, é da cidade do Rio de Janeiro e tem 18 metros de altura, 9 metros de diâmetro e 40 toneladas.

Os responsáveis pelo trabalho são os profissionais da empresa Scultori Ambiental, que usaram 198 mil mudas das plantas pingo de ouro e iresine em sua obra.

O projeto começou dois meses antes da montagem, com o plantio de mudas em estufas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Foram necessários 20 mil quilos de terra, irrigação automatizada e uma equipe que envolveu cerca de 75 profissionais entre biólogos, engenheiros florestais, arquitetos, paisagistas, cenógrafos, soldadores e ferreiros.

A Scultori Ambiental contou ainda com a parceria da empresa francesa Atech, especialista na técnica usada, e a iluminação da Oficina de Luz, que utilizou cerca de 50 refletores para completar o espetáculo. “A árvore só ficou deslumbrante graças ao trabalho de todos os profissionais que contribuíram para a realização da obra”, destaca o diretor da empresa, Cláudio Scultori.

Mosaicultura
A mosaicultura é uma técnica nova e pouco difundida na América Latina, que mescla conhecimentos de jardinagem e de escultura. O trabalho une diferentes plantas em uma mesma estrutura, onde cada detalhe é reproduzido com a maior fidelidade possível, o que as transformam em verdadeiras obras de artes.

Em todo o mundo existem obras de mosaicultura em formatos bi ou tridimensionais. Como principais representantes desta arte se destacam a França e o Canadá. No Brasil, a mosaicultura teve início com a elaboração de relógios de flores em cidades como Curitiba, Petrópolis e Poços de Caldas.


Redação: Keyla Barros
Revisão: Fátima Pires