Mais idosa a lançar um livro no Brasil

Aos 79 anos, brasileira lança seu primeiro livro, incentivada pelo neto

23/12/2008
6010 Acessos
Imprimir
Mais idosa a lançar um livro no Brasil
Foto: Acervo RankBrasil
Diz o ditado que há três coisas que toda pessoa não deve deixar de fazer em sua vida: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Anna Moll Kovalski, agora, cumpriu os três itens. Aos 79 anos, ela lançou, em dezembro de 2008, o livro infantil ´Histórias da Vovó´, entrando para o RankBrasil como a Mais idosa a lançar um livro.

Em 2006, incentivada pelo neto, ela começou a escrever o livro, que é composto por 25 contos, na maioria inspirados em fatos da vida da autora. A cada história contada, a recordista deixa uma mensagem que, segundo ela, servem de lição. “Meu pai dizia que um homem sensato aprende com o erro do outro, não precisa repetir para aprender”, ressalta.

Além dos textos, ´Histórias da Vovó´ contém figuras para as crianças colorirem, o que, segundo Anna, associada à leitura, é uma forma lúdica de complementar a criação e a interpretação das histórias.

Nascida em 1929, em Araucária, região metropolitana de Curitiba, onde vive até hoje, a recordista é a filha mais velha de uma família de cinco irmãs, descendentes de europeus. O livro foi uma realização pessoal para Anna, mais uma integrante do time de recordistas brasileiros. “Escrever este livro era um sonho que tenho desde menina e é muito gratificante ter realizado”, finaliza a escritora.

Redação: Keyla Barros