Maior número de vitórias na Fórmula 1

Ayrton Senna venceu 41 vezes e conquistou três mundiais

25/02/2014
34234 Acessos
Imprimir
Maior número de vitórias na Fórmula 1
Ayrton Senna é o piloto brasileiro com o maior número de vitórias na Fórmula 1. Ele venceu 41 vezes e participou de 162 Grandes Prêmios. Conquistou três títulos mundiais e subiu 80 vezes no pódio.

Foram 65 pole positions, oito consecutivas e 19 voltas mais rápidas ao longo da carreira. Além disso, venceu seis vezes o Grande Prêmio de Mônaco, um dos mais importantes da categoria, cinco delas consecutivas.

Senna estreou na Fórmula 1 no Grande Prêmio do Brasil em 1984, pela equipe Toleman-Hart. Ele demonstrou um talento único, levando a pequena equipe inglesa a conquistas jamais alcançadas.

O recordista nasceu no dia 21 de março de 1960 e conquistou vários méritos nas pistas. Ele apresentava grande habilidade em dirigir pista molhada, situação que exige esforço do piloto para controlar o carro.

Foi três vezes campeão mundial, em 1988, 1990 e 1991, e vice-campeão em 1989 e 1993. A terceira corrida da temporada de 1994 encerraria de forma trágica a carreira do competidor. O último GP disputado por Senna foi em Ímola, de San Marino em 1994, quando morreu em um trágico acidente, aos 34 anos.

San Marino era importante para Senna que ainda não havia completado as corridas anteriores, mas alguns eventos isolados deixaram Senna preocupado: Rubens Barrichello, durante a sessão de qualificação, na sexta-feira que antecedeu a corrida, perdeu o controle e se envolveu em um grave acidente.

O segundo incidente aconteceu no sábado, durante os treinos livres, quando o austríaco Roland Ratzenberger bateu em uma curva de forma violenta. O piloto foi encaminhado ao Hospital Maggiore de Bolonha, onde faleceu momentos depois.

Mesmo com todos os imprevistos ocorridos no final de semana, os pilotos decidiram correr. Após completar a terceira melhor volta da corrida, Senna iniciou sua última volta. Ele entrou na curva Tamburello e perdeu o controle do carro, chocando-se violentamente contra o muro de concreto.

O mundo assistiu pela TV a morte de um dos maiores nomes do esporte. A morte do piloto foi considerada no Brasil uma tragédia e foram decretados pelo governo brasileiro três dias de luto oficial. Milhões de pessoas saíram às ruas para homenagear o ídolo.

Senna sempre demonstrou uma personalidade humana e passiva. Um homem religioso, que usou grande parte de sua fortuna para criar o Instituto Ayrton Senna, que presta assistência a jovens do Brasil e do mundo.

O corpo de Senna está sepultado no jazigo 11, quadra 15, sector 7, do Cemitério do Morumbi, na cidade de São Paulo.

Equipes que Senna defendeu
>1984 – Toleman-Hart
>1985/1987 – Lotus
>1988/1993 – McLaren
>1994 – Williams-Renault

Redação: Raquel Susin
Revisão: RankBrasil