Cidade brasileira com maior número de negros

Salvador tem 743,7 mil pessoas negras, de acordo com dados do Mapa da População Preta & Parda no Brasil

18/11/2011
37325 Acessos
Imprimir
Cidade brasileira com maior número de negros
Cidade de Salvador também é conhecida como ´Roma Negra´
Salvador, que também é conhecido como ´Roma Negra´, entra para o RankBrasil por ser a Cidade brasileira com maior número de negros: 743,7 mil pessoas.

Os dados são do Mapa da População Preta & Parda no Brasil, elaborado pelo Laboratório de Análises Econômicas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais (Laeser), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A pesquisa foi baseada em indicadores do Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em segundo lugar no ranking dos municípios com mais negros no país está São Paulo, com 736 mil, seguido do Rio de Janeiro, que tem 724 mil pessoas negras.

O município recordista, que também foi a primeira capital do Brasil, é patrimônio Cultural da Humanidade e conhecida por ´Terra de Todos os Santos´: tem 365 igrejas, uma para cada dia do ano. Salvador ainda é famoso por sua história e pela miscigenação cultural, pela reunião de diversos cultos religiosos e pelo povo hospitaleiro.

Para conhecer sua história, é preciso mencionar o longo percurso de combate e reflexão por parte do movimento negro. Sem eles, não seria possível ver pessoas nas ruas com cabelos trançados, com turbantes e roupas coloridas, aspectos inspirados nas tradições africanas.


Fonte: Jornal A Tarde
Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires