Maior desenho em pixelart do Brasil

Recorde é do curitibano Peterson Silva, que desenvolveu uma arte com 7.852.200 pixel

24/06/2004
13536 Acessos
Imprimir
Maior desenho em pixelart do Brasil
O curitibano Peterson Silva, através da empresa Linkwell, entra para o RankBrasil em 2004 por desenvolver o Maior desenho em pixelart do país.

Com 7.852.200 pixel e 256 cores, a arte mostra pontos turísticos da capital paranaense. O projeto ‘Pinhão Arte’ levou cerca de cinco meses para ficar pronto, trabalhando de seis a oito horas diárias.

A princípio, a arte contou com esboços feitos à mão e um primeiro desenho da cidade mais simples, para aprovação da linha gráfica pelo cliente.

Elementos repetitivos como pessoas, carros, placas e adereços foram adicionados ao cartaz depois de toda a estrutura pronta, ou seja, prédios, calçadas e ruas.

A obra mostra cerca de 550 pessoas na cidade, colocadas uma a uma. Dessas, 50 pessoas se repetem e existem ainda personagens únicos que somam 23, como o ‘Oilman’, figura conhecida em Curitiba.

Para colocar os prédios e pontos turísticos no cartaz em pixelart, primeiramente foram feitas fotos de diversos ângulos e depois realizado um esboço simplificado, para só então iniciar a arte.

Entre as edificações da capital paranaense que aparecem na obra estão a Praça Rui Barbosa, Rua XV de Novembro, Cine Plaza, Praça Oswaldo Cruz, Passeio Público, empresa Linkwell, Praça Santos Andrade e o Teatro Guaíra.

Pixelart
Para a criação do cartaz foram sugeridas pelo cliente Color Painéis três linhas gráficas diferentes, entre elas a pixelart, que consiste em desenhar objetos ponto a ponto, ou pixel a pixel.

Peterson diz que escolheu essa linguagem por vários motivos. “Um deles foi a possibilidade e a necessidade de mostrar a cidade de Curitiba e os pontos de outdoor da empresa de uma forma inovadora, divertida e sofisticada", revela.

A estética retro do pixelarte, que remete aos antigos jogos de oito e 16 bits dos anos 80, foi um ponto fundamental na criação de elementos inusitados dentro do cartaz.

A empresa que solicitou o cartaz aprovou essa linha gráfica como forma de mostrar alguns pontos da capital paranaense, onde a Color Painéis tem uma grande área de atuação, apesar de cobrir todo o território nacional.

O recordista
Peterson Silva é diretor de criação da empresa Linkwell e trabalha há cerca de seis anos com design gráfico, internet, multimídia e recentemente com game para computador, usando 3D.

Ele pretende superar seu recorde e montar um cartaz ainda maior, mas desta vez com apoio de voluntários e sem repetição de objetos, que será uma cidade virtual de champcross gigante.

O projeto tem o intuito de formar a comunidade champcross de pixelarters. Toda a cidade será construída a partir de prédios e pessoas feitas por membros da comunidade.


Redação: Aline F. Cardoso
Revisão: Fátima Pires