Maior viola funcional

João Spósito, de Maringá - PR, construiu sozinho o instrumento, que mede 5,13 metros de altura

24/08/2004
6545 Acessos
Imprimir
Maior viola funcional
Foto: Arquivo pessoal - João Spósito
O novo recordista que entra para o RankBrasil, em 2004, é João Spósito, da cidade de Maringá - PR, conhecido como Luthier João da Viola. Ele construiu sozinho a Maior viola funcional do país, com 5,13 metros.

A viola gigante tem dez cordas e foi feita com material importado da Alemanha, Suécia e Índia. Para a construção, o recordista usou os materiais que utiliza para montar violas com tamanhos normais.

O instrumento especial é feito de diferentes tipos de madeiras: o braço da viola é de cacheta, o corpo de virola, a parte traseira de cedrão, e o cavalete de peroba rosa. A viola também é construída de tarraxas e trastos de metais, cordas em aço alemão, adesivo importado e acabamento de laca branca e verniz transparente nacional.

O instrumento levou cerca de seis meses para ficar pronto. Foram 300 horas de trabalho. "Eu gosto de trabalhar sozinho e em silêncio. Nem ouço música", revela João.

João fabrica violas há 36 anos para vários artistas como Roberto Corrêa, Badia Medeiros, Banda Teodoro Sampaio, Almir Satter, Eduardo do Grupo Quinto, Eduardo da Orquestra de Viola de Osasco, Integrantes da Orquestra de Viola de Londrina (Braz da Viola), além de enviar algumas para o exterior.

Ele também toca viola, mas diz que prefere fabricar. Enquanto o recordista cuida da divulgação do feito, o músico Paulo Santana ensaia para estrear a viola gigante.

O projeto
O recordista decidiu fabricar a maior viola há uns dez anos, devido ao sonho de entrar para a história. "Este projeto vem me acompanhando a vida toda, a viola gigante não é somente uma obra de arte, mas a história de um luthier, que vem lutando contra tudo e contra todos, em busca de uma vitória honesta e honrosa, valorizando com talento e dedicação este instrumento que está no sangue de todos nós brasileiros", declara o artista.

Curiosidade
> Seria preciso 5,2 violas originais de 98cm de comprimento para chegar ao tamanho da maior viola, de 5,13m
> A viola tradicional surgiu na história em 2500 anos a.C.


Redação: Aline F. Cardoso
Revisão: Fátima Pires