Festa mais antiga envolvendo motoristas

O recorde é da festa de São Cristóvão de Irati (PR), que acontece de forma ininterrupta desde 1948

18/11/2003
28627 Acessos
Imprimir
Festa mais antiga envolvendo motoristas
Festa recordista teve início em 1948 e acontece de forma ininterrupta / Foto: Arquivo recordista
Recordista do RankBrasil, a festa de São Cristóvão – Festa dos Motoristas, começou em julho de 1948 e já são 55 anos ininterruptos de comemoração até 2003. Idealizada por frei Capuchinho Nereu do Valle, acontece em Irati, região Centro-Sul do Estado do Paraná.

É considerada pelo padre Mário, da Pastoral Rodoviária do Brasil, e pelos próprios caminhoneiros que viajam pelo país, a maior festa popular e tradicional que envolve os motoristas do estado do Paraná e do Brasil.

O frei Capuchinho lembra que em 1948 apareceu em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz uma Kombi vinda de São Paulo, com dois alto-falantes anunciando uma propaganda. Ele cercou o veículo e pediu para que o motorista anunciasse em Irati e nos municípios vizinhos, a festa de São Cristóvão. "Deu resultado, a festa atraiu toda a comunidade iratiense e visitantes de outras cidades”, destaca.

Naquele domingo de julho de 1948 muitos veículos apareceram para serem benzidos. Foi a partir deste dia que começou a benção dos veículos. Em agosto de 2003, a procissão reuniu 2.286 veículos, sendo 1.039 caminhões e camionetes, 37 ônibus, 1.118 veículos leves e 92 motos.

A procissão tem ponto oficial de partida na Matriz Nossa Senhora da Luz, após a Santa Missa, e segue um itinerário pelas ruas da cidade. A imagem do padroeiro dos motoristas, São Cristóvão, segue em cima do caminhão do Corpo de Bombeiros.

Segundo Vanderlei Kawa, coordenador da procissão, o primeiro motorista a levar a imagem do santo foi Carlos Stroparo, com seu caminhão Ford ano 1948. O cortejo religioso tem o apoio das polícias Militar e Rodoviária Estadual. A benção aos motoristas e aos veículos é feita pelos padres das paróquias de Irati.

Através de suas contribuições espontâneas, os motoristas recebem lembrancinhas da festa. Os recursos arrecadados ficam sob a responsabilidade dos padres e conforme Vanderlei, o saldo é destinado para ações sociais da comunidade.

A festa acontece nas dependências do pátio da paróquia e em 2003 mais de 30 mil pessoas participaram do evento. As ruas ficam tomadas por caminhões e veículos. A programação religiosa tem início na quinta-feira e termina somente no domingo. A festa de São Cristóvão também faz parte das festividades de aniversário do município de Irati.

Oração do motorista
Senhor, concede-me mão firme, olhar seguro e claro, perfeito controle das minhas faculdades e boa coordenação de meus reflexos, para que eu dirija sem produzir dano algum a ninguém. Tu Senhor, és o autor da vida, por isso te peço para eu não ser causa da morte para aqueles a quem destes a vida. Protege Senhor, os que me acompanham e nos livre de toda espécie de desgraça e de perigo. Que teus santos anjos me dirijam e me acompanhem, em todas as minhas viagens. Amém!


Redação: Aline F. Cardoso
Revisão: Fátima Pires