Primeiro artista plástico em cenografia aquática do Brasil

RankBrasil reconhece recorde que inova a cenografia brasileira

10/10/2008
11900 Acessos
Imprimir
Primeiro artista plástico em cenografia aquática do Brasil
Foto: Arquivo pessoal - Luis Carlos de Oliveira
Há 20 anos trabalhando com artes plásticas, Luis Carlos de Oliveira, conhecido como Lee Oliveira, inova o universo da cenografia brasileira com a conquista do recorde homologado pelo RankBrasil, de Primeiro artista plástico em cenografia aquática.

Desde 2007 Lee é responsável pela cenografia aquática do Aquário de São Paulo, um trabalho em que, como já é característico em suas criações, buscou ser o mais fiel possível à realidade. Para tanto, o artista aprendeu a mergulhar e iniciou uma pesquisa sobre os cenários encontrados no fundo do mar.

“O trabalho foi todo executado dentro da água, pois era impossível retirar os peixes e toda a água de dentro dos tanques. Os cenários são o resultado de observação atenta do mundo subaquático, buscando recriar os detalhes marinhos no tanque do oceanário”, explica.

Como o aquário de São Paulo é também o primeiro aquário temático da América Latina, Lee relata que foi preciso desenvolver técnicas e buscar materiais que resistissem à água do mar: “Estou sempre mergulhando nos tanques e observando se ocorreram mudanças na estrutura cenográfica, que precisam ser reparadas embaixo da água”.

Mas isto não foi novidade para o artista que, no decorrer da carreira, trabalhou com os mais variados materiais para criação de suas obras e se utilizou também de tecnologia para criar bonecos animatronic e mecânicos.

No currículo de Lee estão ainda, entre outros, o projeto e execução de cenografia para exposições como Parque dos Dinossauros, Expo Gigantes do Mar, Expo Extra Terrestre, Expo Insetos Gigantes, além de trabalhos para empresas como Thermas Water Park de Águas de São Pedro, Thermas de Águas de Lindóia, Country in Park , Warner Home Vídeo e Playcenter.

Redação: Keyla Barros