Diário mais longo sobre o tempo

Com quase 25 anos de análises climáticas, Nei Sossmeier é o novo recordista do RankBrasil

29/08/2005
6324 Acessos
Imprimir
Diário mais longo sobre o tempo
O agricultor da cidade de Victor Graeff - RS, Nei Sossmeier, foi homologado pelo RankBrasil com um recorde inusitado: o Diário mais longo sobre o tempo.

Em seu livro diário, Nei anota e analisa todos os efeitos climáticos do dia, das estações e do ano. Após todo esse trabalho minucioso, que já está se aproximando dos 25 anos, o recordista faz comparações com anos anteriores, chegando a conclusões quase que precisas para uma boa agricultura.

Apesar de não ter feito nenhuma faculdade ou curso sobre meteorologia, iniciou suas pesquisas quando tinha 15 anos. Com algumas folhas de pluviômetro, adquiridas na Cooperativa Cotrijal, o espaço era apenas para anotar quantos milímetros chovia a cada dia.

Tomando gosto pelo trabalho, o recordista decidiu ampliar as informações, passando a anotar também as geadas, secas, chuvas, enfim, todo o clima da região.

A trajetória de suas análises começa todos os dias às 6h da manhã. "Levanto-me e vou até a área de casa aonde observo o tempo. Quando chove vou até o pluviômetro para ver quantos milímetros choveu durante a noite, e no final do dia confiro de novo”, relata.

Ele comenta também que a melhor hora para fazer a sua análise e marcação é à noite, quando tem todo o material recolhido.

O homem do tempo, como é conhecido na cidade, verifica suas anotações, pesquisas dos meses e anos anteriores, com base em todos os dados e até arrisca uma previsão para o dia seguinte.

A melhor gratificação para o recordista é o apoio de sua esposa e também a credibilidade que todos têm em sua meteorologia, pois o seu trabalho auxilia seus negócios e dos amigos.


Redação: Karine Carvalho
Revisão: Fátima Pires