Maior série de músicas clássicas

O recorde foi superado durante evento organizado pelo projeto ´Música no Museu´, do Rio de Janeiro - RJ

17/09/2010
16612 Acessos
Imprimir
Maior série de músicas clássicas
Foto - Acervo: Música no Museu
Com 532 concertos, realizados no ano de 2009, a superação do recorde de Maior série de músicas clássicas aconteceu no Rio de Janeiro - RJ, através do projeto ´Música no Museu´.

O projeto foi inaugurado em 1997, pelo violinista Turíbio Santos, como palco para suas apresentações. Atualmente conta com 42 dos melhores museus e centros culturais, além de igrejas cariocas.

´Música no Museu´ consiste na versão brasileira do que acontece nos museus de maior expressão do mundo, unindo a música com as artes plásticas e os cenários históricos, o que enriquece ainda mais a iniciativa.

Os principais objetivos são oferecer espetáculos de alto nível artístico a custo zero para a população, formar novas plateias, incentivando a presença de crianças e jovens aos concertos, e estimular a visita aos museus.

Também tem por metas manter um evento de difusão cultural que atinja públicos distintos, quebrar as barreiras entre eventos de música clássica e de outros gêneros e incentivar jovens músicos, dando a eles a oportunidade de se apresentarem em locais de prestígio, para um público interessado e conhecedor.

Em todos esses anos, mais de 250 mil pessoas já assistiram cerca de 2.500 concertos, realizados com a participação de mais de dois mil músicos, entre eles grupos, orquestras, corais e solistas nacionais e internacionais.

Durante o projeto nunca houve cancelamento ou atraso em concertos. O ´Música no Museu´ tem recebido excelente resposta da mídia, com mais de 2.500 registros expressivos nas mais importantes colunas e matérias nos jornais, rádios, revistas e televisões do país.

O projeto recebeu uma série de premiações, entre elas o Golfinho de Ouro, maior honraria da cultura do Rio de Janeiro, Cultura Viva da UNESCO, Embaixador da Secretária de Turismo do Rio de Janeiro.

Também foi homenageado através da Ordem do Mérito Cultural, maior honraria da cultura brasileira com decreto do presidente Lula, Urbanidades do Instituto dos Arquitetos do Brasil, Medalha Henrique Gregori do Museu Histórico Nacional, entre outros.

Recorde Superado

RecordistaConcertosAno
Projeto música no museu480 concertos em um ano2007



Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires