Maior coleção de cartuchos Atari

Antonio Borba, de Curitiba (PR), possui 1.673 cartuchos únicos do videogame Atari

30/03/2013
14621 Acessos
Imprimir
Maior coleção de cartuchos Atari
Imagem: Vinícius Sgarbe/G1 PR
O paranaense Antonio Borba, que também detém o recorde da Maior coleção de consoles Atari, é um apaixonado pelo vídeo game que marcou época nos anos 70 e 80.

O recordista, que é empresário do ramo de tecnologia, teve o primeiro contato com o Atari na década de 80, quando o console virou uma febre mundial. Nessa época, seu jogo favorito era “Haunted House”, lançado em 1981 e um dos primeiros a ter telas rolantes.

Mas a coleção começou pra valer somente a partir de 2004, quando ele começou a garimpar e adquirir cartuchos, consoles e acessórios do Atari pela internet.

Atualmente, possui 1.673 cartuchos únicos do vídeo game e superou o próprio recorde de 2006. São 640 com embalagens e mais 1.033 sem embalagens. Borba tem bastante cuidado com sua coleção. Mesmo sem ter muito tempo para jogar, está sempre organizando, limpando e selecionando os consoles e cartuchos.

Para ele, o Atari não só marcou uma época, mas continua sendo cultuado e até mesmo estudado porque ditou as bases dos jogos que vieram depois:

“O Atari definiu os gêneros iniciais de jogos que foram evoluindo com o passar do tempo. Existiram outros vídeo games antes dele, mas o Atari foi o primeiro a fazer um sucesso global e definiu muito bem alguns estilos de jogos, que ficaram marcados na memória”, avalia.

A cada dois meses, mais ou menos, o recordista faz uma viagem ao passado e escolhe alguns títulos de Atari para jogar. Um privilégio para poucos, que ele faz questão de compartilhar com seus círculos de amizade.

Curiosidade
A Atari licenciou o grande sucesso de arcade Space Invaders da Taito, o qual aumentou ainda mais a popularidade do console quando foi lançado, em maio de 1980, dobrando as vendas novamente para mais de dois milhões de unidades vendidas, tendo seu preço inicial de U$199,00.

Confira a galeria de imagens:

Recorde superado

RecordistaAnoQuantidadeEstado
Antonio Borba2006 1.144 unidades cartuchos únicos PR


Redação: Vanderson Almeida

Algumas citações na mídia:
Magic Web Design