Cidade mineira promete quebrar recorde com pé de moleque gigante

Desafio acontece neste sábado (13), em Piranguinho (MG). Representante do RankBrasil vai estar presente

11/08/2022
2904 Acessos
Imprimir
Cidade mineira promete quebrar recorde com pé de moleque gigante
Município de Piranguinho (MG) promete quebrar o próprio recorde brasileiro com pé de moleque gigante / Foto: RankBrasil
A cidade de Piranguinho (MG) promete quebrar o próprio recorde junto ao RankBrasil de Maior pé de moleque. O desafio acontece neste sábado (13), durante a XV Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo. O representante do RankBrasil, Luciano Cadari vai estar presente para conferir as medidas e possivelmente oficializar a nova marca brasileira.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Juventude da Prefeitura de Piranguinho, Amélia Cristina Silva Gonzaga, a receita gigante vai levar 240 quilos de amendoim e 184 quilos de rapadura, com intenção de atingir 27 metros de comprimento.

Amélia, que também é membro do Conselho do Patrimônio Histórico de Piranguinho e Conselho Municipal de Turismo, comenta que o doce será produzido em aproximadamente três horas, na praça Cel. Braz, no centro do município. Segundo ela, cinco doceiros vão participar da produção e outras 11 pessoas ajudarão no preenchimento do tabuleiro durante a preparação do pé de moleque.

O doce gigante será distribuído gratuitamente para os participantes da Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo. Conforme Amélia, metade será entregue na noite de sábado (13) e a outra parte vai ser distribuída no domingo (14), logo após o almoço, sempre na praça Cel. Braz.

Município de Piranguinho (MG) promete quebrar o próprio recorde brasileiro com pé de moleque gigante / Foto: RankBrasil


Patrimônio Cultural Imaterial
Conforme a secretária municipal, a produção do pé de moleque é tradição no município de Piranguinho desde a década de 30, no entanto se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Minas Gerais pela Lei nº 18.057 de 2009, e decreto Municipal 47/2010.

Amélia destaca que por meio das ações de salvaguarda do bem registrado (para manter a tradição de fazer o doce de forma artesanal), a festa do Maior Pé de Moleque do Mundo acontece todos os anos no município de Piranguinho, preferencialmente no mês de junho.