TV aberta segue como meio preferido para publicidade no Brasil
Investimentos na área atingiram R$ 94,9 bilhões em 2012. No ranking dos maiores anunciantes, o primeiro lugar é da Casas Bahia
A TV aberta segue como meio preferido para publicidade no Brasil, atingindo R$ 51,2 bilhões em 2012, o equivalente a 54%.No total, os investimentos publicitários chegaram a R$ 94,9 bilhões em 2012, crescendo 7% em relação a 2011.
Os dados são do Monitor Evolution, serviço do Ibope Media, que faz o monitoramento na área, avaliando nove meios de comunicação.
O segundo canal mais utilizado é o jornal impresso, que recebeu R$ 16,7 bilhões no ano passado, seguido pela TV por assinatura, com R$ 7,9 bilhões. A internet teve um aumento destaque de 21% em 2012, alcançando R$ 6,5 bilhões, ou seja, 7% do investimento no país.
Meios preferidos para publicidadelugar | meio | investimento 2012 em reais | porcentagem |
| total | 94.902.378 | 100 |
1°. | TV aberta | 51.279.565 | 54 |
2°. | jornal impresso | 16.744.650 | 18 |
3°. | TV assinatura | 7.978.162 | 8 |
4°. | revista | 7.245.711 | 8 |
5°. | internet | 6.538.399 | 7 |
6°. | rádio | 4.196.958 | 4 |
7°. | mobiliário urbano | 495.605 | 1 |
8°. | cinema | 313.308 | 0 |
9°. | outdoor | 110.018 | 0 |
De acordo com o levantamento, o setor de comércio e varejo é o que mais investe em publicidade no Brasil, com 21% do total, o que representa R$ 19,6 bilhões. Serviços ao consumidor (educação, hotelaria, saúde, etc.) aparece na segunda colocação, com R$ 8,2 bilhões, seguido pelo setor de higiene pessoal e beleza, com R$ 8,1 bilhões.Entre os maiores anunciantes, o líder do ranking é a rede Casas Bahia, que no ano passado investiu R$ 3,5 bilhões em publicidade. A Unilever ocupa a segunda posição, com R$ 3,0 bilhões, seguido pela Caixa Econômica Federal, com investimento de R$ 1,6 bilhão. A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.
Redação: Fátima Pires