TV aberta segue como meio preferido para publicidade no Brasil

Investimentos na área atingiram R$ 94,9 bilhões em 2012. No ranking dos maiores anunciantes, o primeiro lugar é da Casas Bahia

01/02/2013
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TV aberta segue como meio preferido para publicidade no Brasil
Imagem: divulgação
A TV aberta segue como meio preferido para publicidade no Brasil, atingindo R$ 51,2 bilhões em 2012, o equivalente a 54%.

No total, os investimentos publicitários chegaram a R$ 94,9 bilhões em 2012, crescendo 7% em relação a 2011.

Os dados são do Monitor Evolution, serviço do Ibope Media, que faz o monitoramento na área, avaliando nove meios de comunicação.

O segundo canal mais utilizado é o jornal impresso, que recebeu R$ 16,7 bilhões no ano passado, seguido pela TV por assinatura, com R$ 7,9 bilhões. A internet teve um aumento destaque de 21% em 2012, alcançando R$ 6,5 bilhões, ou seja, 7% do investimento no país.

Meios preferidos para publicidade
lugar meio investimento
2012 em reais
porcentagem
total 94.902.378 100
1°. TV aberta 51.279.565 54
2°. jornal impresso 16.744.650 18
3°. TV assinatura 7.978.162 8
4°. revista 7.245.711 8
5°. internet 6.538.399 7
6°. rádio 4.196.958 4
7°. mobiliário urbano 495.605 1
8°. cinema 313.308 0
9°. outdoor 110.018 0
De acordo com o levantamento, o setor de comércio e varejo é o que mais investe em publicidade no Brasil, com 21% do total, o que representa R$ 19,6 bilhões. Serviços ao consumidor (educação, hotelaria, saúde, etc.) aparece na segunda colocação, com R$ 8,2 bilhões, seguido pelo setor de higiene pessoal e beleza, com R$ 8,1 bilhões.

Entre os maiores anunciantes, o líder do ranking é a rede Casas Bahia, que no ano passado investiu R$ 3,5 bilhões em publicidade. A Unilever ocupa a segunda posição, com R$ 3,0 bilhões, seguido pela Caixa Econômica Federal, com investimento de R$ 1,6 bilhão. A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.


Redação: Fátima Pires