Artesãs prometem bater recorde com renda gigante no Ceará

Peça mede aproximadamente um quilômetro de comprimento

12/09/2013
5132 Acessos
Imprimir
Artesãs prometem bater recorde com renda gigante no Ceará
Foto: Edimar Soares
Rendeiras de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (CE), pretendem entrar para o RankBrasil com a maior renda do país. Após sete anos e oito meses de muito trabalho, as mulheres concluíram o desafio de confeccionar uma renda de bilro com cerca de mil metros de comprimento. Bilro é uma técnica que utiliza linha em espinhos de mandacaru sobre uma almofada de palha de bananeira.

Antônio Moreira Menezes, mais conhecido como Lima, é coordenador do Complexo Artesanal de Aquiraz. Ele teve a ideia de fazer a obra para entrar no livro dos recordes e com este trabalho inédito divulgar o artesanato local. Em 25 de janeiro de 2006, as mulheres decidiram aceitar o desafio e começaram o projeto.

A produção contou com a dedicação de 40 artesãs com idades entre 20 e 65 anos. Elas revezavam a almofada de rendar nas horas vagas no complexo chamado de Centro das Rendeiras. Rozimeire de Jesus Pacheco, faz renda há 32 anos, aprendeu com a mãe aos sete e desde então não parou mais. Segundo ela, a arte de rendar é uma tradição passada de mãe pra filho. “Eu aprendi com a minha mãe e ela com minha avó. É tradição, mas hoje em dia é difícil o jovem querer aprender. Por isso, nós incentivamos. Estamos ensinando uma menina de onze anos no centro”, explica.

O complexo é formado por 60 lojas, as rendeiras são vizinhas e amigas. A região recebe mais de 400 turistas por dia durante a alta temporada e o artesanato junto com a pesca são importantes fontes de faturamento para o município. Além das rendas de bilro, no local é vendido também renascença, bordados em ponto cruz, redes de dormir, roupas e iguarias.

O RankBrasil desembarca no Ceará, nesta sexta-feira (13), para fazer a homologação do recorde. O fiscal Luciano Cadari estará no local para realizar a medição.

Serviço
A renda gigante ficará exposta no Complexo Artesanal de Aquiraz, na rodovia CE 040, no quilômetro 32. O horário para visitação é das 7 às 17 horas.

Redação: RankBrasil