O ‘Black Friday’ Brasil, que acontece na próxima sexta-feira (23) pelo terceiro ano consecutivo, pode marcar o maior faturamento na história do comércio eletrônico do país em apenas um dia.Mais de 300 lojas virtuais confirmaram participação, com estimativa de ganho de cerca de R$ 135 milhões. São 24 horas de ofertas, com promoções no varejo, de lojas do e-commerce brasileiro.
O evento, que já é tradicional nos Estados Unidos, também é consolidado como o melhor dia de descontos e com mais vendas na internet brasileira. Em 2011, o comércio online do Brasil faturou aproximadamente R$ 100 milhões durante o dia, com 237 mil encomendas.Neste ano, a superpromoção vai contar com seis vezes mais lojas parceiras do que na edição anterior e a expectativa é de que os varejistas recebam em torno de 330 mil pedidos. Os descontos dos produtos para os clientes podem superar 75%.
No ‘Black Friday’ de 2011, a informática e os eletrodomésticos foram os setores mais promissores, com 12% das compras cada. Os eletrônicos responderam por 10% do total de vendas e o segmento de moda e acessórios, por 9%.Entre as lojas que vão participar da versão brasileira estão Extra, Americanas, Ponto Frio, Casas Bahia, Walmart e Submarino. Para facilitar a vida do consumidor, foi criado um único site, o Black Friday Brasil, reunindo todas as ofertas em um só local.
Fiscalização
Os organizadores do evento prometem forte fiscalização dos órgãos de defesa ao cliente, garantindo o bom funcionamento dos sites e a entrega dos produtos. Para proteger o consumidor, as ofertas também serão auditadas e checadas se realmente são verdadeiras.Redação: Fátima Pires