Dia do Dentista faz referência ao primeiro curso de Odontologia do Brasil
Instituída em 1976, em homenagem ao curso superior, data é comemorada em 25 de outubro
Nesta quinta-feira, 25 de outubro, é comemorado o Dia do Dentista. A data foi instituída em 1976, através de uma resolução do Conselho Federal, em homenagem ao primeiro curso superior de Odontologia do país.Além de cuidar dos dentes, fazendo obturações, restaurações e instalações de próteses e dentaduras, o dentista é responsável por toda a saúde bucal, entre tratar de problemas de gengiva, além da parte estética da boca, como os ossos da face.
O Dia do Dentista deve ser lembrado para homenagear esses profissionais e também para conscientizar a população sobre a importância de ter uma boa higiene bucal. Mesmo sem sentir dores, é recomendável visitar o dentista de seis em seis meses, a fim de cuidar da integridade dos dentes, fazendo limpeza e profilaxia.
Higiene bucal para crianças
Desde criança é preciso cuidar da saúde bucal, através do incentivo dos pais. É na infância que se dá a calcificação dos dentes permanentes, por isto a importância da higienização correta. Uma das maneiras de orientar os filhos é dando o exemplo, ou seja, cuidando dos próprios dentes na frente da criança.
Tratamento infantil sem traumas
A criança não precisa passar por traumas para o tratamento dos dentes. Uma das alternativas é procurar um odontopediatra. Trata-se de um especialista em tratamento infantil, que alia os conhecimentos específicos sobre o diagnóstico e tratamento das doenças dentárias de bebês, crianças e adolescentes, à psicologia.
Primeiro curso de odontologia do país
O primeiro curso superior de Odontologia do Brasil foi criado oficialmente através de um decreto do Governo Imperial, assinado por D. Pedro II em 25 de outubro de 1884. De início, o ensino da área foi vinculado simultaneamente às faculdades de Medicina do Rio de Janeiro e Bahia.Redação: Fátima Pires