O Google, maior site de buscas, e a Apple, uma das marcas tecnológicas mais vendidas, são as empresas que mais influenciam as decisões do governo brasileiro em relação às diretrizes e ainda servem de inspiração para outras companhias.
Os dados, que foram divulgados na quarta-feira (26), são de uma pesquisa realizada pela agência Ideal e pela consultoria britânica The Leadership Group (TLG). O ranking enumera as 20 empresas mais influentes no país.
Empresas mais
influentes no país1°. | Google |
2°. | Apple |
3°. | Microsoft |
4°. | Facebook |
5°. | Petrobras |
6°. | Nestlé |
7°. | Boticário |
8°. | Sony |
9°. | Visa |
10°. | Coca-Cola |
11°. | Volkswagen |
12°. | Vale |
13°. | Nike |
14°. | Natura |
15°. | Honda |
16°. | Banco do Brasil |
17°. | Correios |
18°. | Mastercard |
19°. | Tam |
20°. | McDonald´s |
As marcas do setor de tecnologia e internet lideram os primeiros lugares. Além do Google e da Apple, em terceiro aparece a Microsoft e em quarto, o Facebook, rede social mais utilizada no mundo. Entre as 20 empresas listadas, apenas sete são brasileiras: Petrobras, O Boticário, Natura, Vale, TAM, Correios e Banco do Brasil.Mais de 200 pessoas foram ouvidas para a pesquisa, que aconteceu entre julho e agosto de 2012. O estudo leva em conta a opinião de governo, empresas, mídia, ONGs e acadêmicos, revelando o que os formadores de opinião do Brasil pensam sobre a atuação das companhias no país.
Critérios
Três critérios foram considerados para o levantamento: as que influenciam de modo positivo as principais diretrizes sociais e econômicas do seu ramo de atuação; as que se mantêm íntegras em todos os seus aspectos decisórios; e as que mais trazem inovações de conceito ou serviço.
Principal motivo de influência
De acordo com os resultados, para mais de 80% dos entrevistados, o principal motivo das empresas serem influentes está relacionado com a confiança das pessoas. O fator de confiança foi apontado como elemento crítico que dá à empresa uma abertura para operar e crescer no país.Redação: Fátima Pires