‘Outubro Rosa’ alerta para o diagnóstico precoce do câncer de mama

RankBrasil destaca a importância do exame preventivo, que facilita a cura da doença, evitando amputações e até salvando vidas

02/10/2012
4756 Acessos
Imprimir
‘Outubro Rosa’ alerta para o diagnóstico precoce do câncer de mama
‘Outubro Rosa’ é um movimento internacional que acontece durante o mês de outubro, para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, a forma mais comum de cancro entre mulheres de todo o mundo.

O Ministério da Saúde aderiu ao movimento em 2011, tendo sua fachada iluminada de cor-de-rosa. A ideia se proliferou entre os municípios brasileiros, com diversas atividades em prol do combate à doença, que pode ser diagnosticada previamente, através da mamografia.

O RankBrasil abraça esta causa, mostrando a necessidade da realização de exames preventivos. Mulheres com 40 anos de idade ou mais devem fazer anualmente o exame clínico das mamas com um especialista. Entre 50 e 69 anos é preciso realizar, pelo menos, uma mamografia a cada dois anos. A detecção precoce do câncer de mama facilita a cura da doença, evitando amputações e até salvando vidas.

De acordo com o Ministério da Saúde, no primeiro semestre de 2012, o Brasil registrou aumento de 41% no número de mamografias realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS), entre as mulheres na faixa prioritária (50 a 69 anos), comparando com o mesmo período de 2010.

Este ano, 2.139.238 exames já foram realizados, sendo 1.022.914 na faixa prioritária. Enquanto que em 2010 foram feitas 1.667.272 mamografias, sendo 726.890 na faixa prioritária. Mesmo com o crescimento dos números, ainda sobram vagas para a realização do exame gratuito pelo SUS.

Unidades Oncológicas Móveis
O Ministério da Saúde criou na segunda-feira (1°) o Programa de Mamografia Móvel. Trata-se da liberação de Unidades Oncológicas Móveis, que percorrerão locais estratégicos dos municípios, para a realização da mamografia. O projeto será implantado ainda este ano, em todo o Brasil.

Câncer de mama
O câncer de mama consiste no desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno. No Brasil, somente este ano, estima-se o surgimento de mais de 52 mil novos casos da doença. Este tipo de câncer também ocorre em homens, embora com frequência de menos de 1% do total de diagnósticos.

Exames
O exame clínico das mamas é realizado por médico ou enfermeiro treinado. Já a mamografia consiste em um raio-X da mama, que permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno. Também é importante o exame realizado pela própria mulher, apalpando os seios. Caso ela observe alguma alteração, deve procurar imediatamente um médico.

Redação: Fátima Pires

Tags: Mais Saúde