Abertura das Paralimpíadas de Londres acontece hoje, às 15h30

A 14ª edição dos Jogos Paralímpicos reúne 4,2 mil atletas, de 166 países. Brasil participa com 182 competidores

29/08/2012
6246 Acessos
Imprimir
Abertura das Paralimpíadas de Londres acontece hoje, às 15h30
A abertura das Paralimpíadas de Londres de 2012, intitulada ‘Enlightenment’ (que em português significa ‘Ilustração’), acontece hoje (29), às 15h30 (horário de Brasília).

A cerimônia será realizada no Estádio Olímpico de Stratford e terá como anfitriã a rainha Elizabeth II. O governo brasileiro vai ser representado pelo ministro dos Esportes, Aldo Rebelo.

Esta é a 14ª edição dos jogos, que reúne 4,2 mil atletas, de 166 países, um recorde de participantes no torneio. O evento esportivo segue até o dia 09 de setembro e ao todo serão disputadas 20 modalidades. A delegação brasileira é composta por 319 pessoas, sendo 182 atletas, que vão competir em 18 modalidades.

Antes mesmo do início das Paralimpíadas, o Brasil já conquistou uma marca histórica: de maior número de atletas mulheres na competição, totalizando 67. A equipe verde e amarela estreia nos jogos amanhã (30), com o hipismo misto por equipe, qualificatórias de tênis de mesa e as disputas no goalball, judô, natação e basquete feminino.

De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro, a expectativa é de que nesta edição o Brasil alcance no mínimo o sétimo lugar no quadro final de medalhas. Nos Jogos de Pequim, na China, em 2008, o país ficou na nona colocação geral.

Início dos Jogos Paralímpicos
A primeira edição das Paralimpíadas aconteceu em Roma, na Itália, em 1960, mas foi na Inglaterra que o movimento começou. Em 1948, no mesmo dia da inauguração dos Jogos Olímpicos de Londres, Ludwig Guttman organizou, na cidade de Stoke Mandeville, uma competição esportiva envolvendo veteranos da II Guerra Mundial com lesão na medula espinhal.

Participação do Brasil
O Brasil competiu pela primeira vez dos jogos em 1972, na cidade de Heidelberg, na Alemanha. Esta é a 11ª participação do país nas Paralimpíadas e até Pequim, os brasileiros já conquistaram ao todo 187 medalhas, sendo 52 de ouro, 69 de prata e 66 de bronze.

O maior medalhista de ouro do Brasil em uma mesma edição é o nadador Clodoaldo Silva, que também é o maior medalhista masculino na história da competição, com 13 medalhas. Com o mesmo número, a velocista Ádria Santos é a maior medalhista feminina paralímpica do país.


Redação: Fátima Pires