Amazônia tem a menor taxa de desmatamento da história

O anúncio foi feito pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

05/06/2012 14:00:00
3543 Acessos
Imprimir
Amazônia tem a menor taxa de desmatamento da história
A Amazônia Legal tem a menor taxa de desmatamento da história.

A área total desmatada foi de 6.418 quilômetros quadrados, entre agosto de 2010 e julho de 2011, o que representa menos da metade de 1992 e menos de um terço do maior índice registrado em 2004.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (05), pela ministra Izabella Teixeira, durante as comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no Palácio do Planalto.

Os dados positivos são referentes à medição do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), realizada na Amazônia Legal desde o ano de 1988.

De acordo com a ministra, as expectativas também são boas para o ano de 2012, já que um levantamento preliminar aponta uma diminuição ainda maior no desmatamento.

Amazônia Legal
A Amazônia Legal é uma área de ocorrência das vegetações amazônicas, que engloba nove estados do Brasil, pertencentes à Bacia Amazônica: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.

Efeito-estufa
Durante a cerimônia, a ministra ainda anunciou que o Brasil reduziu em 30,4% as emissões globais de gases do efeito-estufa. O país tem uma meta de redução das emissões em 36,1% até o ano de 2020.

Redação: Fátima Pires