Dilma tem a maior aprovação no primeiro ano de governo

Pesquisa Datafolha mostra que 59% dos brasileiros consideram a gestão da atual presidente ótima ou boa. Ela foi considerada regular para 33%, ruim ou péssima para 6% e apenas 2% não souberam responder

23/01/2012 13:00:00
4360 Acessos
Imprimir
Dilma tem a maior aprovação no primeiro ano de governo
Dilma Rousseff, que está no RankBrasil por ser a Primeira mulher a conquistar o cargo de presidente do país, teve a maior aprovação da história no primeiro ano de governo, desde a volta das eleições diretas.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Datafolha, o índice dos que consideram sua gestão ótima ou boa subiu 10 pontos em seis meses, chegando a 59%.

O número é superior a todos os ex-presidentes que a antecederam na redemocratização. Na comparação, Luiz Inácio Lula da Silva obteve 42% e 50% de aprovação em seus dois mandados, no primeiro ano de governo.

A gestão de Dilma foi considerada regular para 33% dos entrevistados, ruim ou péssima para 6%, e apenas 2% não souberam responder.

Os dados mostram ainda que a avaliação da presidente melhorou entre homens e mulheres, em todas as faixas de idade, renda familiar e escolaridade.

Sua imagem pessoal é vista como ‘decidida’ para 72% dos brasileiros e ‘muito inteligente’ para 80%. Já 70% dos entrevistados a consideram ‘sincera’.

Para a realização da pesquisa foram ouvidas 2.575 pessoas, entre os dias 18 e 19 de janeiro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos.

Outros presidentes
Dilma superou Fernando Collor, que teve aprovação de apenas 23% em seu primeiro ano de governo, além de Itamar Franco, com 12%. Fernando Henrique Cardoso também obteve menor aprovação que a atual presidente, com 41% e 16% em seus mandados.

Expectativa econômica
Ainda de acordo com a pesquisa, 60% dos brasileiros acreditam que a situação econômica vai melhorar, sendo que em junho do ano passado, o índice era de 54%. O número de otimistas com a economia também cresceu, passando de 42% para 46%.

Redação: Fátima Pires