Dia Mundial da Água alerta para o uso racional

Recurso natural é um dos mais importantes para a sobrevivência humana e a preocupação com sua escassez deve ser de todos. Saiba o que fazer

22/03/2012 09:20:00
4738 Acessos
Imprimir
Dia Mundial da Água alerta para o uso racional
O Dia Mundial da Água, celebrado nesta quinta-feira (22), serve de alerta para o uso racional. O recurso natural é um dos mais importantes para a sobrevivência humana e a preocupação com sua escassez deve ser de todos.

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992 e a cada ano o dia 22 de março é destinado à discussão sobre os diversos assuntos relacionados à água. O tema de 2012 é ‘Água e Segurança Alimentar’.

Possível escassez
Dois terços do planeta são formados por este recurso natural, mas apenas aproximadamente 0,008% do total desta água é potável, ou seja, própria para o consumo.

Grande parte das fontes, como rios, lagos e represas, está sendo contaminada, poluída, degradada pela ação predatória do homem. O Dia da Água é justamente um momento para reflexão, análise e conscientização para reverter o problema.

Abrace esta causa
O uso racional da água é um dever de todos. O RankBrasil abraça esta causa, lembrando ações simples para a preservação ambiental, como não jogar lixo nas ruas, não deixar sacolas plásticas em beiras de rios e não desmatar.

Nesta data, o RankBrasil ainda destaca os recordes relacionados a este precioso bem natural: o Rio Amazonas, que é o maior rio brasileiro; o Aquífero Guarani, o maior reservatório de água doce; e a Bacia do Rio Amazonas, a maior bacia hidrográfica.

Dicas para economizar água
- Tome banho rápido, de no máximo 15 minutos
- Não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes
- Deixe as torneiras da casa bem fechadas, sem pingarem
- Aperte a descarga apenas o tempo necessário
- Ao lavar a louça não deixe a torneira aberta o tempo todo
- Lave a calçada utilizando também uma vassoura, não apenas a mangueira
- Guarde a água da chuva para regar as plantas


Redação: Fátima Pires
Tags: Mais Natureza