Eadweard J. Muybridge é o pioneiro das imagens em movimento

Fotógrafo inglês criou o primeiro projetor de filmes, demonstrando um cavalo a galope. Se estivesse vivo, completaria hoje 182 anos

09/04/2012
5223 Acessos
Imprimir
Eadweard J. Muybridge é o pioneiro das imagens em movimento
Um doodle do Google, composto por um cavalo de corrida em movimento, homenageia nesta segunda-feira (09) Eadweard J. Muybridge.

Ele foi o inventor do zoopraxiscópio, o primeiro projetor de filmes da história, que demonstrou a imagem de um cavalo a galope em 1879. Se estivesse vivo, completaria hoje 182 anos.

Eadweard nasceu em 1830, em Kingston, na Inglaterra e morreu no mesmo país, em 08 de maio de 1904. Além de criar o zoopraxiscópio, o fotógrafo ficou conhecido por seus experimentos com o uso de múltiplas câmeras para captar o movimento.

Pelo importante legado de Eadweard, a Universidade de Kingston, em Londres, tem um prédio nomeado em reconhecimento ao seu trabalho, como um dos mais importantes fotógrafos britânicos.

Zoopraxiscópio
Criado por Eadweard, o zoopraxiscópio é um disco circular com uma sequência de imagens, que quando gira dá a impressão de movimento.

O experimento relembrado pelo Google, o maior site de busca, foi realizado a partir de 24 fotografias, para provar que todas as patas de um cavalo saem do ar durante o galope.

Pela invenção, o fotógrafo é considerado o pioneiro das imagens em movimento e seu equipamento serviu de inspiração para a nova geração de projetores de filmes, por exemplo, de Thomas Edison e William Dickson.

Redação: Fátima Pires