Caramujo vai fazer pamonha gigante para superar recorde

Distrito de Cáceres deve preparar pamonha com mais de 860kg. Desafio acontece através da Organização do Desenvolvimento do Caramujo, com o apoio do governo do Mato Grosso

30/03/2012 08:35:00
8031 Acessos
Imprimir
Caramujo vai fazer pamonha gigante para superar recorde
Caramujo, distrito da cidade de Cáceres – MT, pretende entrar novamente para o RankBrasil, superando o próprio recorde. Para isso, precisa preparar uma pamonha com mais de 860kg, peso registrado no ano passado.

O desafio é realizado através da Organização Municipal do Desenvolvimento do Caramujo (Omdeca), com o apoio do governo do Estado do Mato Grosso.

Segundo o presidente da Omdeca, Luiz da Guia Cintra de Alcântara, o objetivo principal é fortalecer o desenvolvimento do Caramujo e a agricultura familiar. “Fabricar uma pamonha gigante foi a forma que encontramos para mostrar o que é produzido na região”, destaca.

A pamonha de tamanho exuberante será apresentada no sábado (31), a partir das 23 horas, durante a 6ª Festa da Pamonha, que acontece na Praça de Eventos do Caramujo, às margens da BR 174, no km 30.

Luciano Cadari, fiscal do RankBrasil, vai se deslocar até Cáceres para aferir as medidas. A pamonha gigante deve seguir os mesmos padrões de higiene que uma pequena, para que seja própria ao consumo.

Para o registro do recorde, também precisa ter os ingredientes proporcionais para a fabricação e o mesmo formato retangular, além de ser enrolada com palhas de milho. Após a pesagem e a confirmação do título, a pamonha gigante será distribuída gratuitamente aos participantes da festa.


Redação: Fátima Pires


Matéria publicada em:
24 Horas News
Jornal do Oeste