Maior número de kombis grafitadas por um único artista

Recorde pertence a Donizete Souza Lima, de Caieiras (SP), que personalizou 40 kombis através da técnica do graffiti

03/08/2022
Imprimir
Maior número de kombis grafitadas por um único artista
O artista leva de quatro a seis horas para personalizar uma kombi. Ele gosta de pintar animais selvagens como elefantes africanos, aranhas gigantes, águias, lobos e muitos outros / Foto: Arquivo recor
O artista de Caieiras (SP), Donizete Souza Lima, mais conhecido como Bonga Mac, entra para o RankBrasil em 2022 pelo recorde de Maior número de kombis grafitadas por um único artista. Através do projeto ‘Kombozas’, ele já personalizou 40 kombis utilizando a técnica do graffiti.

São cerca de quatro a seis horas de trabalho para a transformação de cada kombi, sendo ela com janelas ou furgão. Geralmente o desenho único é criado na hora. “Gosto, principalmente, de pintar animais selvagens como elefantes africanos, aranhas gigantes, águias, lobos e muitos outros”, comenta o recordista.

De acordo com o artista, a ideia surgiu no início de 2021, em razão da pandemia da Covid-19 e pelo fato dele estar cuidado de seu pai, já falecido, que havia sofrido um AVC na época. “Assim eu encontrei uma forma segura de realizar meu trabalho, personalizando kombis na frente de minha casa”, revela.

Bonga Mac conta que o graffiti é seu instrumento de trabalho. “Há anos desenvolvo uma série de intervenções artísticas no Brasil e no exterior com o intuito de promover o incentivo e a difusão da arte urbana”, revela. Segundo ele, o recorde junto ao RankBrasil significa uma grande superação. “Trata-se da realização de uma meta que vem coroar meu projeto, intensificando sua relevância”.

O recordista é arte-educador no Fábricas de Cultura, que é um espaço de formação artística gratuita para jovens de comunidades, com várias unidades em São Paulo. Ele ainda faz a curadoria de algumas mostras de arte urbana, envolvendo, inclusive, obras de seus alunos, além de produzir diversos murais e painéis.

Recentemente, Bonga Mac foi chamado para atuar em grandes eventos como a personalização de um boneco gigante de Playmobil, exposto em São Paulo, como parte da ação da Sunny Brinquedos. Também fez a personalização de um capacete do personagem da série Halo, igualmente exposto em Sampa – ação da Paramount.

Projeto ‘Kombozas
Dentro do projeto social ‘Kombozas’, os motoristas de todo o estado de São Paulo e outras regiões levam as suas kombis até a casa do artista e ele as personaliza gratuitamente. Os donos dos veículos contribuem apenas com as tintas.

Bonga Mac lembra que alguns donos de peruas haviam oferecido dinheiro pelo trabalho realizado, mesmo sabendo que ele não cobrava pelo serviço prestado. “Diante disso, aproveitei a oportunidade para a realização de ações sociais”, destaca.

O artista explica que ao invés de aceitar o recurso financeiro, ele pede uma contribuição social, o que depende da disponibilidade de cada pessoa. “Tudo é destinado para entidades carentes e famílias necessitadas do município de Caieiras e da capital paulista”, diz.

Quem quiser participar do projeto basta entrar em contato pelo telefone (11) 96703- 8389 e agendar a personalização da kombi. Em contrapartida, os interessados podem contribuir com o ‘Kombozas’ de várias maneiras. Uma delas é doando uma cesta básica.