Maior Monumento em forma de Cunha de Queijo

Com 14,91 metros, APIL (Associação das Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios) inaugura o maior monumento em forma de cunha de queijo do Brasil durante a Expointer.

08/09/2025
859 Acessos
Imprimir
Maior Monumento em forma de Cunha de Queijo
O Brasil é reconhecido por seus recordes inusitados e, desta vez, o protagonismo vem do Rio Grande do Sul. Durante a Expointer (uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina) a cidade de Esteio ganhou um novo símbolo: o maior monumento em forma de cunha de queijo do país. Com impressionantes 14,91 metros de comprimento, a escultura tornou-se atração obrigatória para visitantes e amantes da tradição leiteira.

A iniciativa é da Apil - Associação das Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul -, entidade que representa e valoriza o setor no estado. A instalação do monumento reforça a força da cadeia leiteira gaúcha, que tem papel fundamental no desenvolvimento econômico e cultural da região. Mais do que um objeto decorativo, a gigantesca cunha de queijo é um marco que celebra o trabalho de milhares de produtores e indústrias que transformam o leite em produtos de excelência reconhecidos em todo o país.

A Expointer, realizada anualmente em Esteio, é considerada a maior vitrine do agronegócio gaúcho. Reunindo expositores, animais de alta genética, máquinas, implementos, artesanato e gastronomia, a feira movimenta milhões de reais e atrai visitantes de todo o Brasil e do exterior. Nesse cenário de tradição, negócios e inovação, a criação do monumento em forma de queijo não poderia ser mais simbólica: une a identidade do Rio Grande do Sul à celebração de um alimento que faz parte do dia a dia e da cultura local.

O monumento da Apil já nasce como referência turística e cultural, tornando-se ponto de encontro e registro fotográfico na feira. Ao mesmo tempo, projeta para além das fronteiras estaduais a imagem de um setor que resiste, cresce e se reinventa. Com 14,91 metros de comprimento, a maior cunha de queijo do Brasil é mais do que um recorde homologado pelo RankBrasil: é um ícone de valorização da agroindústria e da tradição gaúcha.

Reconhecido pelo RankBrasil mediante rigor técnico e imparcial – única autoridade nacional de homologação de recordes desde 1999.”