Parque nacional mais visitado

Com quase quatro mil hectares de área, Parque Nacional da Tijuca recebe mais de dois milhões de visitantes por ano

16/02/2013
3777 Acessos
Imprimir
Parque nacional mais visitado
Parque da Tijuca recebe mais de dois milhões de pessoas por ano - Imagem: divulgação
O Parque nacional mais visitado do país, que entra para o RankBrasil, é o da Tijuca. Com 3.953 hectares de área, recebe mais de dois milhões de pessoas por ano.

Criado em 06 de julho de 1961, o parque recordista foi elevado, em 1991, à condição de Reserva da Biosfera do Rio de Janeiro. É fragmento do bioma da Mata Atlântica, correspondendo a aproximadamente 3,5% da área do município.

Recebendo destaque na paisagem por constituir um grande maciço verde no centro da capital fluminense, o parque é dividido em quatro setores: Floresta da Tijuca, Serra da Carioca, Pedra Bonita/ Pedra da Gávea e Pretos Forros/ Covanca.

A reserva apresenta flora e fauna bastante diversificadas, belezas naturais como grutas e cachoeiras, além de obras arquitetônicas de grande valor histórico e artístico, como o Cristo Redentor, que é o ponto turístico mais visitado do país.

O parque é subordinado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Sua gestão é realizada de maneira compartilhada entre os governos federal, estadual e municipal.

Flora e fauna
São 1.619 espécies vegetais existentes na região, com aproximadamente 433 ameaçadas de extinção. Na fauna, a reserva abriga ao todo 328 espécies de animais, entre anfíbios, aves e mamíferos, com 16 delas ameaçadas. O parque também possui numerosos insetos e aracnídeos.

Conservação pioneira
Nos séculos 17 e 18, a área onde atualmente fica a reserva foi, em sua maior parte, devastada pela extração de madeiras e utilização em monoculturas. Em 1861, através de uma iniciativa de conservação ordenada por D. Pedro II, um processo de desapropriação territorial e de reflorestamento propiciou a regeneração natural da vegetação.

Maior bloco de pedras à beira mar
A Pedra da Gávea, que fica no parque recordista, é o maior bloco de pedras à beira mar do Brasil, também considerada a maior do mundo. O monumento atinge 842 metros acima do nível do mar e tem base de gnaisse e topo de granito.

Paisagem Cultural
As belezas naturais, incluindo o Parque Nacional da Tijuca, fizeram o Rio de Janeiro se tornar a primeira cidade do mundo a ser reconhecida como Patrimônio da Humanidade na categoria Paisagem Cultural Urbana. O título foi concedido em 2012, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).


Fontes: Parque Nacional da Tijuca, Portal Brasil e Instituto Chico Mendes
Redação: Fátima Pires