Mais idoso a praticar laço de bezerro

Aparecido Manoel de Almeida, de 74 anos, pratica todos os dias o laço de bezerro, esporte conhecido internacionalmente como calf roping

28/02/2013
8627 Acessos
Imprimir
Mais idoso a praticar laço de bezerro
´Seu Didi´, 74 anos, laçando o bezerro em uma prova de calf roping. Imagem: Kaie Rochetto - Western Sports
Praticar um esporte que surgiu com os cowboys americanos é a grande diversão de Aparecido Manoel de Almeida, de 74 anos. Ele entra para o RankBrasil em 2013 como o Mais idoso a praticar laço de bezerro.

O recordista, mais conhecido como ‘seu Didi’, mora em Limeira, no interior de São Paulo e a vida toda mexeu com cavalos, sua grande paixão.

Mesmo que o trabalho de anos martelando ferraduras tenha lhe custado a perda da audição, ele nunca perdeu o gosto pela montaria e por cuidar dos animais. Pelo contrário, aos 70 anos de idade e já totalmente surdo, encontrou motivação extra para iniciar em um novo esporte: o calf roping ou laço de bezerro.

Incentivado por um amigo, ‘seu Didi’, que já era um exímio cavaleiro, resolveu aprender o laço de bezerro e não demorou para se destacar na modalidade. Agora, não perde a oportunidade de preparar o laço, montar no cavalo e praticar o esporte favorito no rancho da família e também em competições. Faz isso diariamente e não pretende parar. Diz que só para no dia em que morrer.

Durante o aniversário de 74 anos (comemorado em 28 de fevereiro de 2013), na presença de amigos e familiares, Aparecido ficou emocionado ao receber como presente o troféu e a certificação do RankBrasil – uma surpresa preparada pela filha Andréa de Almeida. Justa homenagem a um homem que é exemplo de superação.

A Associação Brasileira de Quarto de Milha, que organiza as competições, também já reconheceu e premiou Aparecido Manoel de Almeida como o cavaleiro mais velho do Brasil.



O calf roping ou laço de bezerro
O laço de bezerro, ou calf roping, é uma prova de velocidade e precisão que consiste na laçada e imobilização de um bezerro de aproximadamente 120 quilos, solto em uma área delimitada. O cavaleiro deve sair em disparada, jogar o laço, apear do cavalo, derrubar o bezerro e imobilizar pelo menos três patas do animal no menor tempo possível.

As origens do esporte
O calf roping é um esporte que veio dos Estados Unidos para o Brasil. Suas raízes estão no trabalho dos vaqueiros do velho oeste americano, quando os cowboys tinham que laçar com uma corda e imobilizar rapidamente os bezerros doentes ou feridos para tratá-los ou então simplesmente para marcá-los. As competições surgiram desde 1990 e os animais usados geralmente são cavalos da raça Quarto de Milha ou Appaloosa.

Redação: Vanderson Almeida
Revisão: Fátima Pires

Algumas citações na mídia:
G1
DeFato Online
Canal Sertanejo