Maior ilha marítima do Brasil

Recorde é da Ilha de Santa Catarina, que possui uma área de 424,4 km² e engloba grande parte de Florianópolis, a capital catarinense

04/12/2012
28383 Acessos
Imprimir
Maior ilha marítima do Brasil
A Ilha de Santa Catarina, que entra para o RankBrasil, é a maior ilha marítima do país. Ela possui uma área total de 424,4 km² e engloba grande parte de Florianópolis (mais de 95%), a capital catarinense.

Localizada no litoral sul do Brasil, a ilha recordista é banhada pelo oceano Atlântico e ligada ao continente por apenas três pontes: Hercílio Luz, Colombo Salles e Pedro Ivo Campos. A menor distância até o continente tem aproximadamente 500 metros.

Com grande quantidade de praias, a Ilha de Santa Catarina é a maior do arquipélago que leva o mesmo nome, composto por dezenas de ilhas menores vizinhas. Seu contorno é bastante recortado, dando origem também a pontas, enseadas e baías bem características.

O ponto culminante é o morro do Ribeirão da Ilha, com 532 metros de altitude. Na ilha, que está situada entre as serras do Mar e Geral, existem diversas lagoas, com destaque para duas grandes: da Conceição, de água salgada, e do Peri, de água doce.

A região também possui dezenas de cavernas espalhas por seus morros e costões, sendo dois principais tipos: furnas de abrasão marinha e cavernas de blocos. Uma curiosidade é a Gruta das Pinturas, que abriga pinturas rupestres (na rocha). Ainda há relatos sobre buracos de índios no sul da ilha.

Primeiros habitantes e nomes da ilha
Os primeiros habitantes foram os índios tupi-guarani, que chamavam a ilha de Meiembipe. No século XVI, foi ocupada pelos portugueses, que a transformaram em ponto de abastecimento de água e alimentos para navios que rumavam ao Rio da Prata.

O local recebeu seu atual nome por obra do navegante veneziano Sebastião Caboto, que decidiu homenagear sua esposa, Catarina de Medrano. Apenas no ano de 1679 teve início o povoamento efetivo da ilha, com o núcleo de Nossa Senhora do Desterro, nome original de Florianópolis.

Maior do mundo
Com 2.175.000 km², a Groenlândia é a maior ilha marítima do mundo. Pertencente à Dinamarca, é banhada pelo oceano Atlântico e pelo mar Glacial Ártico, e grande parte do território é coberto de gelo. A Austrália é ainda maior, com mais de 7,5 milhões de km², mas não é considerada ilha e sim um continente.

Superação
O RankBrasil havia registrado a Ilhabela, que fica no Estado de São Paulo e tem 340Km², como a maior ilha marítima do país e agora apresenta a superação do recorde, que foi apontado por um leitor do site e confirmado após análise.


Fontes: Wikipédia, Governo do Estado de Santa Catarina e Serviço Geológico do Brasil
Redação: Fátima Pires