Peixe mais veloz

O agulhão-vela chega a nadar a uma velocidade de 115km/h

24/03/2008
27305 Acessos
Imprimir
Peixe mais veloz
O RankBrasil homologou o agulhão-vela como o Peixe mais veloz do país e do mundo: chega a nadar 115km/h. Para tentar entender esta velocidade, é necessário levar em consideração a densidade da água, que é 750 vezes mais densa do que ar, o que exige dos peixes uma força fora do comum para se locomover.

Istiophorus albicans é seu nome científico. O peixe recordista é bastante diferente, com um grande bico semelhante a uma agulha e uma barbatana dorsal dupla, que parece uma vela. Pode chegar a medir 3,4 metros e a pesar 90 quilos.

Tem escamas muito pequenas e uma coloração do dorso azul escura, com flancos e ventre prateados, com faixas verticais ou séries verticais de pintas claras. A nadadeira tem cor escura. O agulhão-vela é um peixe migratório, que aparece em águas tropicais, subtropicais e temperadas do Oceano Atlântico e Mediterrâneo. No Brasil, pode ser encontrado em todo o litoral.

Vive desde a superfície das águas, até maiores profundidades, mas prefere as camadas de água mais quentes e pode chegar até bem perto da faixa de área litorânea. Apresenta hábitos solitários ou vive em pequenos grupos de três a 30 indivíduos.

Sua alimentação é constituída de vários organismos, peixes oceânicos, dourados, atuns, peixe voador, lulas, polvos, crustáceos. Para evitar predadores, levanta a nadadeira dorsal: é um grande lutador e pode dar saltos espetaculares.



Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires