Mais jovem prefeito eleito no Brasil

Nascido em uma família de tradição política no estado de Goiás, jovem bate recorde aos 20 anos de idade

13/10/2008
18622 Acessos
Imprimir
Mais jovem prefeito eleito no Brasil
A cidade de Faina - GO, localizada a 225km de Goiânia, apresenta ao RankBrasil um novo recordista, o Mais jovem prefeito eleito no país, título registrado em 2008.

Aos 20 anos, Caio Vellasco de Castro Curado, do PMDB, assume um desafio incomum para os jovens da sua idade, com a responsabilidade de administrar uma cidade de 6.918 habitantes, de acordo com dados de 2007, do IBGE.

Apesar da idade mínima para prefeito, exigida pela Constituição ser 21 anos, como o aniversário de Caio ocorreu antes da data de posse, conforme prevê o artigo 11, da Lei das Eleições (Lei 9.504/97), ele assumiu a prefeitura de Faina.

A vitória do recordista, conquistada com 1.881 votos, o equivalente a 37,04% do total dos válidos, foi resultado de uma votação um tanto curiosa. Na urna eletrônica, o nome e foto que apareceram para os eleitores foi o do tio dele, Fernando Curado, que abriu mão da disputa a três dias da eleição.

Fernando teve o registro de candidatura impugnado pelo Ministério Público Eleitoral e pelo PTB, e indeferido pelo juiz eleitoral em decorrência da rejeição de suas contas pelo Tribunal de Contas da União. Temendo que sua candidatura fosse cassada e todo o trabalho da família Curado perdido, preferiu renunciar e ceder a vaga para o jovem sobrinho.

A diferença entre Caio e o prefeito mais velho eleito, Susumo Itimura, do PSDB, é de 70 anos. Em todo o país, dos 122 candidatos registrados com idade inferior a 25 anos, 31 foram eleitos. A faixa etária em que se concentra o maior número de prefeitos eleitos está entre 36 e 55 anos, mais de 70,88% do total.


Redação: Keyla Barros
Revisão: Fátima Pires