Maior ilha fluviomarinha do Brasil

Com cerca de 50 mil km² e 15 municípios, a Ilha de Marajó - PA entra para o RankBrasil

26/05/2008
12625 Acessos
Imprimir
Maior ilha fluviomarinha do Brasil
O RankBrasil homologou a Ilha de Marajó, localizada ao norte do estado do Pará, pelo recorde de Maior ilha fluviomarinha do país e do mundo.

Banhada pelo Oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins, a Marajó conta com uma área aproximada de 50 mil km² e 15 municípios. A ilha possui fauna e flora exóticas e sua paisagem se encontra em constante mudança, ocasionada pelas variações climáticas.

O clima na região é quente e úmido, o que causa chuva constante entre os meses de dezembro e junho, e faz com que as matas e campos fiquem submersos pela água. O segundo semestre, apesar da chuva continuar, é mais propício à visitação, facilitando o acesso e a observação de animais e da vegetação.

A ilha tem como forte de sua economia, além do turismo, o artesanato, com peças antigas datadas de 980 a.C.: as mais recentes são do século 18. A culinária local é muito rica, utilizando temperos e raízes extraídas da própria mata, não esquecendo as tradições indígenas.

A paisagem é composta por florestas, gramados, lagos, praias de mar e de rio. As praias são consideradas inexploradas e com um grande atrativo. A praia do Pesqueiro, na cidade de Soure, é uma das preferidas pelos turistas.

Como chegar
O ponto de partida para a Ilha de Marajó é a cidade de Belém, capital do Pará. O trajeto tem aproximadamente 80km e é feito, na maioria das vezes, de barco, em uma viagem de quase três horas. O principal porto é a cidade de Soure, considerada a capital da ilha pela infraestrutura e serviços.

Curiosidades
>Em Marajó existe a maior criação de búfalos do Brasil, o número é tão grande que os animais andam pelas ruas livremente.
>Os búfalos são utilizados para corte e como meio de transporte.


Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires