Maior número de aeronaves voando em formação no dorso

O recorde é da Academia da Força Aérea, onde 11 aeronaves, modelo T-27 Tucano, voaram de cabeça para baixo em formação, com poucos metros de distância entre elas

27/11/2007
8369 Acessos
Imprimir
Maior número de aeronaves voando em formação no dorso
O EDA – Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB – Força Aérea Brasileira, mais conhecida por Esquadrilha da Fumaça, conquistou em 2002 o recorde de Maior número de aeronaves voando em formação no dorso.

O desafio aconteceu na Academia da Força Aérea em Pirassununga - SP, onde 11 aeronaves, modelo T-27 Tucano, voaram de cabeça para baixo em formação, com poucos metros de distância entre elas, por três quilômetros.

O recorde anterior, conquistado no ano de 1996, também pertencia a Esquadrilha da Fumaça, com 10 aeronaves na mesma formação no dorso. Esse tipo de voo invertido exige muita concentração, por apresentar alto grau de dificuldade, pois nesta posição os comandos de voo acontecem de maneira invertida.

Para se tornar um piloto da Esquadrilha da Fumaça é necessário preencher alguns requisitos, entre eles, ser oficial da Força Aérea e ter 1500 horas de voo no total. A Esquadrilha da Fumaça Brasileira é considerada uma das melhores equipes de demonstração do mundo e a única a usar vários aviões em voo invertido.


Recorde superado
recordista ano número de aeronaves
Esquadrilha da Fumaça 1996 10





Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires