Maior ilha fluvial do Brasil

Com cerca de 20 mil Km², o recorde é da Ilha do Bananal, que fica no estado de Tocantins

23/01/2007
18875 Acessos
Imprimir
Maior ilha fluvial do Brasil
A Ilha do Bananal entra para o RankBrasil por ser a Maior ilha fluvial do país, também considerada a maior do planeta.

Com cerca de 20 mil Km² de extensão, ou seja, 1.916.225 hectares, a ilha é cercada pelos rios Araguaia e Javaés, tem aproximadamente 100 lagos e três rios que nascem e morrem dentro de seus limites. Está localizada no estado de Tocantins, próxima às fronteiras de Goiás, Mato Grosso e Pará.

A ilha recordista se localiza entre as latitudes 9°44´S e 12°49´S, e longitudes 49°52´O e 50°44´O. Abriga ao norte o Parque Nacional do Araguaia e, ao sul, duas reservas indígenas: Carajás e Javaés.

Descoberta em 26 de julho de 1773 pelo sertanista José Pinto Fonseca, a ilha foi chamada inicialmente de Santana. Posteriormente, passou a se conhecida como Bananal, em razão da existência de extensos bananais silvestres.

O local abriga cerca de 15 aldeias indígenas. Uma delas, a Aldeia Kanoanã, fica perto da região de Formoso do Araguaia, no Tocantins.

Na ilha predomina o clima tropical, quente, semi-úmido, com temperaturas máximas de 38°C nos meses de agosto a setembro, e mínimas de 22°C em julho.

Duas estações são nitidamente marcantes: o verão, de novembro a abril, predominando as chuvas, e o inverno, de maio a outubro, onde ocorre o período da seca.

A umidade relativa do ar registrada nas estações mais definidas gira em torno dos 60% em julho e 80% em épocas chuvosas.

Durante os meses de janeiro a março, época de cheia do rio Araguaia, parte da ilha permanece inundada. As chuvas desse período correspondem a cerca de 50% do total anual.


Redação: RankBrasil
Revisão: Fátima Pires