Única capital brasileira fundada por franceses

Localizada no litoral maranhense, nome da cidade recordista homenageia Luís IX, patrono da França, e o rei francês Luís XIII

15/12/2012
10810 Acessos
Imprimir
Única capital brasileira fundada por franceses
São Luiz foi oficialmente fundada em 08 de setembro de 1612 - Imagem: Meireles Júnior
A cidade de São Luiz, no Maranhão, que entra para o RankBrasil, é a única capital brasileira que foi fundada por franceses, oficialmente em 08 de setembro de 1612.

Naquele ano, cerca de 500 homens vindos da França, comandados por Daniel de La Touche, conhecido como Senhor de La Revardière, passaram a ocupar a região, realizando o sonho francês de se instalar na região dos trópicos.

A data de fundação foi marcada por uma missa rezada por padres capuchinos e a construção de um forte nomeado de Saint Louis, que significa São Luís em português, em homenagem a Luís IX, patrono da França, e ao rei francês Luís XIII.

Localizada no litoral maranhense, a cidade foi ocupada inicialmente por índios tupinambás e recebeu o quarto maior contingente de escravos vindos da África. Apesar de ser fundada por franceses, foi colonizada e erguida pelos portugueses.

Com diversidade cultural nacionalmente conhecida, pela influência de diferentes povos, a capital ganhou expressividade na arquitetura, na música, na literatura, entre outras áreas. Por suas riquezas, desde 1997, o Centro Histórico de São Luís é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade, pela Unesco.

Em 2012, a cidade completou 400 anos. Com área total de aproximadamente 830 quilômetros quadrados, a população é de mais de um milhão de habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).



Expulsão dos franceses
Ao perceber a ocupação da região, Portugal se organizou para ganhar as terras. Em novembro de 1615, os franceses foram expulsos pela tropa lusitana. O português Jerônimo de Albuquerque se tornou o primeiro capitão-mor do Maranhão, comandando a cidade. No período entre 1641 e 1644, São Luís também esteve sob o controle holandês.

Cidade dos Azulejos
A influência portuguesa é muito forte na capital maranhense, tanto pela arquitetura quanto nos azulejos espalhados pelas construções antigas. A variedade de peças de cerâmica é tão grande que São Luís é considerado um verdadeiro museu a céu aberto.

Seus traços azulejados, em especial no Centro Histórico, transformou a cidade na capital brasileira com maior número de casarões em estilo tradicional português e maior conjunto arquitetônico homogêneo da América Latina.

Lendas e mistérios
A capital também é cercada de mistérios e um dos destaques é a serpente encantada. A lenda diz que ela cresce sem parar e um dia vai destruir a cidade, quando a cauda encontrar a cabeça. O animal gigante habitaria as galerias subterrâneas que percorrem o Centro Histórico e há quem garanta ser possível observar, através de grades, os terríveis olhos da serpente.


Fontes: G1 Maranhão, TV Brasil, Wikipédia e Brasil Escola
Redação: Fátima Pires