Primeira protagonista negra da televisão

Em 1996, ela representou o papel principal da novela Xica da Silva, exibida na extinta TV Manchete. A artista também foi a primeira negra a protagonizar novelas na Rede Globo

18/05/2012
20471 Acessos
Imprimir
Primeira protagonista negra da televisão
Taís Bianca Gama de Araújo Ramos, conhecida apenas como Taís Araújo, é a Primeira protagonista negra da televisão brasileira. Em 1996, ela representou o papel principal da novela ‘Xica da Silva’, de Walcyr Carrasco, exibida na extinta TV Manchete.

No ano de 2004, a atriz conquistou outra marca histórica na TV: com a personagem Preta, da novela ‘Da cor do pecado’, escrita por João Emanuel Carneiro, Taís Araújo também foi a primeira protagonista negra da Rede Globo.

Na mesma emissora, em 2009, a artista interpretou sua primeira protagonista em horário nobre, a Helena, da novela ‘Viver a vida’, do autor Manoel Carlos.

“Colocar uma protagonista negra no horário nobre da maior emissora do país é o fato que mais retrata o que está acontecendo hoje no Brasil e no mundo. As pessoas estão mais abertas, com menos preconceito”, disse a atriz na época, em entrevista ao portal Terra.

Em 2012, ainda na Globo, Taís Araújo vive a quarta protagonista de sua carreira, com a personagem Maria da Penha, de ‘Cheias de Charme’, novela escrita por Filipe Miguez e Izabel de Oliveira.

A artista
Taís Araújo nasceu em 25 de novembro de 1978, no Rio de Janeiro e é formada em Jornalismo, pela Universidade Estácio de Sá. Em 1994 começou sua carreira como modelo e em 1995 iniciou como atriz, na novela ‘Tocaia Grande’, da TV Manchete.

No ano de 1997, passou a fazer parte do elenco da Rede Globo. Além das novelas que protagonizou, trabalhou em muitas outras, entre elas, ‘Cobras e Lagartos’, como Ellen, e ‘A Favorita’, vivendo Alícia.

Com experiência em várias áreas, a artista ainda exibe em seu currículo a participação em filmes, minissérie, peças teatrais e atuações em séries e programas televisivos.

Cinema
Nos anos de 1999 e 2004, Taís Araújo ganhou o prêmio de melhor atriz, no Festival de Cinema Brasileiro em Miami, respectivamente pelos filmes ‘A caminho de um sonho’ e ‘Garrincha, uma estrela solitária’.

Pelo filme ‘O maior amor do mundo’, em 2006, a recordista também obteve o título de melhor atriz, no Festival Internacional de Cinema de Gramado.

Beleza negra
Em 2000, Taís Araújo foi eleita uma das mulheres mais bonitas do mundo, pela revista norte-americana People, que publica notícias sobre cultura popular e celebridades.

Família
Taís Araújo é casada com o ator Lázaro Ramos. Eles têm um filho, João Vicente, que nasceu em junho de 2011.


Fontes: Revista Época, Wikipédia, Os Paparazzi, Terra e site oficial de Taís Araújo
Redação: Fátima Pires