Primeira faculdade de Design

Fundada em 1962, recorde é da Escola Superior de Desenho Industrial, que atualmente está vinculada à Universidade Estadual do Rio de Janeiro

19/05/2012
7056 Acessos
Imprimir
Primeira faculdade de Design
Imagem: divulgação
A Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) foi a Primeira faculdade de Design do Brasil, um marco inicial na profissionalização da área.

Fundada como entidade autônoma em 1962, a instituição foi vinculada à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em 1975.

Desde a sua implantação, a ESDI oferece um curso de design integrado, mas atualmente permite duas habilitações: Design Gráfico (Programação Visual) e Design de Produto (Projeto de Produto).

Em 2005, a Instituição iniciou seu programa de Mestrado em Design. No ano de 2007, foi listada pela revista norte-americana BusinessWeek entre as 60 melhores escolas de Design do mundo e única mencionada da América Latina.



Biblioteca especializada
Integrada à rede de bibliotecas do sistema da UERJ, desde a sua fundação na década de 60, a biblioteca da ESDI é considerada uma das mais especializadas na área do design da América Latina.

Conselho internacional
No início dos anos 70, a instituição foi a primeira escola a requerer filiação ao International Council of Societies of Industrial Design (Conselho internacional que organiza eventos e patrocina iniciativas em todo o mundo).

Pioneira no mundo
A Bauhaus foi a primeira escola de Design do mundo, fundada em 1919, na Alemanha. Até hoje a instituição é uma das maiores influências e expressões do Design Moderno.

Design
O Design, ou Desenho Industrial é a área do conhecimento que trata do planejamento, da programação e do projeto de objetos e ambientes. O profissional do Design é o Designer, que se especializa em determinada área. As mais comuns são o design de produto, design visual, design de moda e design de interiores.


Fontes: Wikipédia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Arquitetônico – Arte, Cultura e Arquitetura e Estética do Design.
Redação: Fátima Pires