Maior nota do Brasil no Ideb

Com 8,1, escola de Pernambuco obtém pelo terceiro ano consecutivo a melhor média entre as escolas públicas do país, nos anos finais do ensino fundamental

16/08/2012
5010 Acessos
Imprimir
Maior nota do Brasil no Ideb
O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da cidade de Recife, entra para o RankBrasil pela maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011: 8,1.

Na avaliação do Ministério da Educação (MEC), divulgada em agosto de 2012, a instituição pernambucana conquistou pelo terceiro ano consecutivo a melhor média do país entre as escolas públicas, nos anos finais do ensino fundamental (do 6º. ao 9º. ano).

Em 2009, o colégio obteve o primeiro lugar com a nota 8,0 e em 2007, com a nota 8,2, sempre em uma escala de zero a dez. A média do Indeb é calculada a partir do desempenho dos estudantes em prova aplicada nacionalmente, em taxas de aprovação e reprovação, e na frequência em sala de aula.

A escola recordista tem aproximadamente 400 alunos, entre a segunda etapa do ensino fundamental e o ensino médio, com no máximo 30 estudantes por sala de aula. Entre os 51 professores, 49% são doutores, 29% mestres, 20% fazem especialização e 2% tem apenas a graduação.

Além das disciplinas tradicionais da grade curricular, o Colégio de Aplicação oferece a opção no estudo de três diferentes línguas estrangeiras (francês, inglês e espanhol), música, teatro e algumas disciplinas extras. A escola ainda possui laboratórios de informática, química, biologia e matemática/ física.

Ranking Ideb 2011 - anos finais do ensino fundamental
lugar escola cidade UF nota
1°. Colégio de Aplicação
da UFPE
Recife PE 8,1
2°. CE Waldemiro Pita Cambuci RJ 7,8
3°. CE Oscar Batista Cambuci RJ 7,7
4°. Colégio Pedro II Rio de Janeiro RJ 7,6
5°. Escola do Recife Fcap Recife PE 7,3
6°. Colégio Militar de Salvador Salvador BA 7,2
7°. Colégio Militar de BH Belo Horizonte MG 7,2
8°. Colégio Militar de Curitiba Curitiba PR 7,0
9°. Colégio de Aplicação da UFS São Cristóvão SE 6,9
10°. Colégio de Aplicação da UFRJ Rio de Janeiro RJ 6,9

Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Ministério da Educação em 2007, é realizado a cada dois anos e tem por objetivo medir a qualidade no ciclo básico de ensino dentro de cada escola e nas diversas redes do país.

Do 1º. ao 5º. ano
A avaliação do MEC também ocorre entre os primeiros anos do ensino fundamental (do 1º. ao 5º. ano). Em 2011, a instituição com a melhor média no Ideb, nesta categoria, foi a Escola Municipal Carmélia Dramis Malaguti, da cidade de Itu de Minas, no Estado de Minas Gerais, que conquistou a nota 8,6.


Fontes: Portal Terra, Ministério da Educação, G1 Vestibular e Educação
Redação: Fátima Pires