Maior evento cristão do Brasil

Primeira viagem oficial do Papa Francisco reuniu 3,7 milhões de fiéis no Rio de Janeiro e contou com o trabalho de 60 mil voluntários.

31/10/2013
38088 Acessos
Imprimir
Maior evento cristão do Brasil
Três milhões de pessoas participaram da Missa de Envio celebrada pelo pontífice. Foto: Divulgação
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que contou com a presença do Papa Francisco, entra para o RankBrasil em 2013 como o maior evento cristão do país. O encontro internacional foi realizado entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro (RJ).

De acordo com a organização da JMJ, três milhões de pessoas participaram da Missa de Envio celebrada pelo pontífice no domingo. Durante toda a semana compareceram aos atos 3,7 milhões. Dentre o público, dois milhões eram turistas que movimentaram R$ 1,2 bi na cidade.

Participaram da Festa de Acolhida que marca a abertura da festividade 400 mil cristãos.
Com o grande número de visitantes foi distribuído 1,1 milhão de mapas do estado, 300 mil guias do evento e 400 mil da cidade. Também 4.569 placas de sinalização indicavam os destinos para os participantes. A distância de rota das pessoas era de 9,5 km em média.

Foram utilizados 8,8 mil ônibus urbanos e as frotas realizara 3,5 milhões de viagens. Mais de 500 mil fiéis passaram pela Rodoviária Novo Rio. Ainda 6.438 veículos fretados estiveram em circulação transportando 290 mil peregrinos. Para facilitar a movimentação do público, 60 ruas precisaram ser interditadas no Dia da Vigília no sábado.

A festividade contou com shows, exibição de filmes religiosos, missas, entre outras atividades. Para atender as necessidades dos cristãos, onze postos médicos instalados em pontos específicos da região fizeram 4.780 atendimentos. Uma equipe de 240 profissionais da saúde trabalhou durante o encontro.

Segundo a organização, cerca de 60 mil voluntários trabalharam na realização da festa. Além disso, mais de 260 grupos de catequese com filantropos especializados em 25 idiomas.

Outro recorde conquistado pela JMJ foi o de Maior número de turistas em única cidade do Brasil em um evento específico. Fiéis de 180 países fizeram parte da comemoração que foi a primeira viagem oficial do Papa Francisco.

Fontes: Jornada Mundial da Juventude, O Globo e G1.

Redação: RankBrasil