Maior folha do Brasil

Encontrada na Floresta Amazônica, espécie recordista pode chegar a 2,5m de comprimento e 1,44m de largura

14/07/2012
9702 Acessos
Imprimir
Maior folha do Brasil
A Coccoloba spp. é a maior folha do Brasil, que pode chegar a 2,5m de comprimento e 1,44m de largura, e pesar 800 gramas. Encontrada exclusivamente na Floresta Amazônica, a espécie recordista corre risco de extinção.

Da família Polygonaceae, a árvore foi localizada pela primeira vez em 1982, nas margens do rio Canumã, afluente do Madeira, no município de Borba – AM. A descoberta é atribuída ao doutor especialista em Florística e Fitossociologia, Carlos Alberto Cid Ferreira. Com longo caule, a planta pode atingir 15m de altura.

O projeto ‘Flora Amazônica’ foi viabilizado através da parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e o Jardim Botânico de Nova York. Na primeira visualização da árvore, os pesquisadores tiraram fotos, mas não pegaram nenhum exemplar.

Em 1993, representantes do Inpa e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) realizaram uma expedição à Floresta Nacional do Jamarí – RO. Eles coletaram duas folhas da Coccoloba spp., que estão catalogadas no Inpa – uma no acervo científico do herbário e outra na exposição permanente da Casa da Ciência.



Outro diferencial
Novidade da ciência, a árvore recordista trabalha ininterruptamente. Na ausência da luz, a Coccoloba também realiza a fotossíntese, que é o processo pelo qual as plantas transformam água, gás carbônico e outros minerais em oxigênio.

Maior do mundo
Em 1997, a Coccolaba foi registrada no Guinness Book como a maior folha dicotiledônea do mundo. ‘Dico’ significa que contém dois cotilédones (substância de reserva energética transferida ao desenvolvimento do embrião durante a germinação) envolvidos pela semente.


Fontes: G1 Amazonas, D24AM e Amazônia Informa
Redação: Fátima Pires