Primeiro hospital do Brasil

O recorde é da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos, que foi inaugurada em 1543

13/01/2012
30703 Acessos
Imprimir
Primeiro hospital do Brasil
Foto: Acervo Irmandade da Santa Casa da Misericórdia
O Primeiro hospital do Brasil é a Santa Casa de Santos, do Estado de São Paulo, que foi inaugurado em 1° de novembro 1543.

A construção teve início em 1542, por iniciativa do português Braz Cubas, líder do povoado do porto de São Vicente, posteriormente Vila de Santos. Ele teve o auxílio dos próprios moradores da região.

Em 1665 foi concluído o segundo prédio, edificado onde hoje é a praça Visconde de Mauá. A inauguração do terceiro prédio aconteceu em 1836, no atual morro do Monte Serrat e foi parcialmente destruído por um deslizamento de terra em 1928.

O quarto e único conjunto remanescente, construído no bairro Jabaquara, foi inaugurado em 2 de julho de 1945, pelo então presidente do Brasil, Getúlio Vargas. Com capacidade para 1.400 leitos, o hospital era um dos maiores e mais bem equipados da época.

Quase cinco séculos
A Santa Casa de Santos possui quase cinco séculos, participando de todos os ciclos da história do Brasil.

O hospital prestou atendimento aos colonos, nativos e escravos, passando pelos nobres do Império Português e do Brasil Imperial, tradicionais monarquistas e republicanos, até patrões, operários, empregados e desempregados.

O local também serviu para a prática da Medicina durante quase três séculos, antes da fundação da primeira faculdade de Medicina do país. Ainda hoje, a Santa Casa permanece como hospital ensino.

Fontes: Wikipédia e site oficial da Santa Casa de Santos
Redação: Fátima Pires