Primeira cidade do mundo a receber título de Paisagem Cultural

Capital carioca entra para a lista de Patrimônio da Humanidade em categoria inédita

02/07/2012
7378 Acessos
Imprimir
Primeira cidade do mundo a receber título de Paisagem Cultural
Foto: Acervo Cia. Caminho Aéreo Pão de Açúcar
O Rio de Janeiro é a primeira cidade do mundo a receber o título de Patrimônio da Humanidade na categoria Paisagem Cultural Urbana.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a motivação para a inclusão do Rio nos bens culturais do planeta foi a interação da presença humana com o excepcional cenário natural da metrópole.

A confirmação do título aconteceu em 1º de julho de 2012, durante a 36ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizado em São Petersburgo, na Rússia. A candidatura foi apresentada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Conforme informações do site do Ministério da Cultura, para a ministra Ana de Hollanda, o resultado é consequência de um estudo do Iphan, que avaliou a forma criativa com que o habitante se adaptou à topografia excepcionalmente bela e irregular da cidade.

Já o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, explica que a paisagem carioca é a imagem mais explícita do que se pode chamar de civilização brasileira com sua originalidade, desafios, contradições e possibilidades.

Para a candidatura do Rio, entregue à Unesco em 2009, o Iphan trabalhou em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro, a Fundação Roberto Marinho e a Associação de Empreendedores Amigos da Unesco.

A categoria
O reconhecimento da cidade do Rio de Janeiro vai resultar em uma nova visão e abordagem sobre os bens culturais inscritos na lista do Patrimônio Mundial da Humanidade.

O conceito de Paisagem Cultural foi adotado pela Unesco em 1992 e até o momento, os sítios que receberam o título na categoria estavam relacionados somente a áreas rurais, sistemas agrícolas tradicionais, jardins históricos e outros locais de cunho simbólico, religioso e afetivo.

    Paisagem Cultural do Rio
  • Pão de Açúcar
  • Corcovado
  • Floresta da Tijuca
  • Aterro do Flamengo
  • Jardim Botânico
  • Praia de Copacabana
  • Entrada da Baía de Guanabara
  • Forte e morro do Leme
  • Forte de Copacabana
  • Arpoador
  • Parque do Flamengo
  • Enseada de Botafogo

Cidade maravilhosa
Com mais de seis milhões de habitantes, o Rio de Janeiro é uma das maiores áreas urbanas do mundo, totalizando 1.255,3 Km², incluindo ilhas e águas continentais. O Rio também é a cidade brasileira mais visitada por turistas.

Patrimônios Mundiais no Brasil
Além da capital carioca, o Brasil possui 18 bens culturais e naturais, na lista de 911, reconhecidos pela Unesco, entre eles, Centro Histórico de Olinda – PE, Pantanal Mato-grossense – MS, Parque Nacional de Fernando de Noronha – PE e Conjunto Urbanístico de Brasília, que é a maior área tombada do mundo.


Fontes: Portal Terra, Jornal do Brasil, G1 Rio de Janeiro, Ministério da Cultura, Guia do Rio e Unesco
Redação: Fátima Pires