Mais longa novela com continuidade de trama

Com 596 capítulos, teledramaturgia foi exibida pela extinta TV Excelsior durante quase dois anos

04/06/2012 08:00:00
5613 Acessos
Imprimir
Mais longa novela com continuidade de trama
Imagem: divulgação
A ‘Redenção’ é a Mais longa novela da televisão brasileira com continuidade de trama.

Durante quase dois anos foi exibida pela extinta TV Excelsior, totalizando 596 capítulos, enquanto outras telenovelas têm em média 200 capítulos.

Escrita por Raimundo Lopes e dirigida por Waldemar de Moraes e Reynaldo Boury, a novela recordista entrou no ar em 16 de maio de 1966 e terminou no dia 02 de maio de 1968.

Para a realização da história aconteceu a construção da primeira cidade cenográfica da teledramaturgia brasileira, reproduzida no município de São Bernardo do Campo – SP, com a criação de Luiz Marinho.

Trama
Um jovem e bonito médico, representado pelo ator Francisco Cuoco, chega à cidade de Redenção e desperta paixão em três moças, casando-se com uma delas.

Com a morte da esposa, ele passa a conviver com as armações de outra interessada, que é uma mulher malvada. Durante a trama paira no ar a dúvida se o jovem é mesmo um médico.

A novela apresenta duas partes distintas. A primeira foca os mistérios envolvendo o caráter do galã. Já a segunda mostra o paradeiro de seu filho e os novos personagens que aparecem no enredo.

Transplante de coração
A novela contou com a primeira exibição fictícia de transplante de coração no Brasil. Na história, uma das mais populares personagens, Dona Marocas, vivida pela atriz Maria Aparecida Baxter, morreria.

Temendo uma queda na audiência na passagem da primeira fase para a segunda, a direção decidiu que Dona Marocas ganharia um novo coração e assim ela permaneceu na trama.

Festa de Redenção
A telenovela influenciou a criação de uma festa popular no Brasil: a Festa das Marocas, ou Festa de Redenção. O evento teve início em 1970, no Pernambuco, atualmente reúne cerca de 150 mil pessoas a cada ano e é considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.

Inspiradas no enredo da ‘Redenção’, que retratava uma cidade do interior com personagens ‘mexeriqueiras’, moradoras de Belo Jardim – PE decidiram improvisar um forró de rua e o batizaram de ‘Forro em Redenção’. A festa também ficou conhecida pelo nome de Marocas, apelido carinhoso atribuído às fofoqueiras.

TV Excelsior
A Rede Excelsior é uma extinta emissora de televisão brasileira, que entrou no ar em 09 de julho de 1960 e fechou as portas em definitivo em 30 de setembro de 1970.


Fontes: O Globo, Museu da TV e Wikipédia
Redação: Fátima Pires