Ipanema fará queijo gigante para quebrar recorde

Município mineiro também quer superar a própria marca de maior doce de leite do país. RankBrasil vai conferir tamanhos e pesos das iguarias

06/07/2015
9769 Acessos
Imprimir
Ipanema fará queijo gigante para quebrar recorde
Município de Ipanema pretende superar recorde do ano passado, quando fez um queijo de 1.770 kg / Foto: RankBrasil
Ipanema (MG) fará novamente um queijo gigante para superar o próprio recorde junto ao RankBrasil de Maior queijo minas padrão. A cidade conquistou o título pela primeira vez em 2011, ultrapassando a marca três vezes: 2012, 2013 e 2014 – quando chegou a 1.770 kg.

Neste ano, a intenção é atingir aproximadamente 1.850 kg. A iguaria será apresentada em 1º de agosto, durante a 6ª edição da Festa do Queijo. O município também promete quebrar o recorde de Maior doce de leite do país, com cerca de 520 kg (ano passado foram 507 kg).

A Festa é realizada pela Prefeitura de Ipanema e conta com o apoio da Cooperativa Agropecuária de Ipanema (Capil) para a produção do queijo e da fábrica de doces Nhá Nair para o doce. O representante do RankBrasil, Luciano Cadari estará presente no evento para conferir medidas e pesos, o que acontece às 15 horas, na sede da Capil.

A apresentação dos produtos está marcada para as 16 horas, com um desfile em carro aberto pelas ruas da cidade. Logo depois, as iguarias serão cortadas e distribuídas gratuitamente para os participantes da festa, na Praça Coronel Calhau.

Queijo e doce
A produção do queijo acontece em 15 de julho e ficará por conta do Queijeiro da Capil juntamente com os auxiliares de produção e sob a inspeção da parte técnica. A receita gigante vai exigir aproximadamente 17.500 litros de leite, além de outros ingredientes como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal.

O doce de leite contará com cerca de 1.200 litros de leite, 350 kg de açúcar, além de glicose e um redutor de acidez. O cozimento é a vapor. A iguaria será preparada em 28 de julho, em processo que dura até oito horas.

Festa do Queijo
O evento acontece entre 31 de julho e 1º de agosto, com atrações gastronômicas e shows musicais. A festa oferece produtos da culinária do queijo, que estarão disponíveis para venda em barraquinhas. Uma das novidades deste ano é a parceira da prefeitura com a Caixa: o Caminhão da Sorte das Loterias vai participar das festividades realizando todos os sorteios, entre 27 de julho a 1º de agosto, na Praça Coronel Calhau.

Presença do governador
A Festa do Queijo de Ipanema reunirá diversas autoridades. Entre elas já está confirmada a presença do governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Damata Pimentel, que inclusive vai participar do corte do queijo gigante.


Redação: Fátima Pires