CURIOSIDADE – Papagaios não falam, apenas imitam sons

O maior do país, recorde registrado pelo RankBrasil, é conhecido como ‘moleiro’, possui em média 40 cm de comprimento, chegando a pesar até 700 g

20/02/2015
2902 Acessos
Imprimir
CURIOSIDADE – Papagaios não falam, apenas imitam sons
Papagaios são capazes de imitar sons, como palavras e assobios / Foto: Depositphotos.com[bluecaterpillar]
Os papagaios não conseguem se comunicar com as pessoas, mas são capazes de imitar sons. A estrutura do bico e da língua permite a reprodução do que ouvem, como palavras e assobios.

Isso é possível porque estas aves têm controle da siringe – órgão localizado na traqueia, equivalente às cordas vocais humanas. Na natureza, aprendem a imitar o que escutam para trocar informações com outros pássaros de sua espécie.

A habilidade de reprodução varia, dependendo da personalidade e do incentivo do dono para que o bicho reproduza os sons. Importante saber que se trata de um animal silvestre e só é considerado legal quando comprado em criadouros registrados no Ibama.

Maior papagaio do país
O Maior papagaio do país, recorde registrado pelo RankBrasil, é conhecido como ‘moleiro’, possui em média 40 cm de comprimento e pode pesar até 700 g. Também é chamado de curica, jeru, juru, juru-açu e ajuruaçu.

Fontes: Portal R7 e Revista Meu Pet
Redação: Fátima Pires