CURIOSIDADE – Skate surgiu no início do século 20

A primeira pista no país foi inaugurada em 1976. O RankBrasil também destaca os recordes de maior skate longboard e maior distância percorrida sobre a prancha

30/05/2023
22653 Acessos
Imprimir
CURIOSIDADE – Skate surgiu no início do século 20
No início o esporte era conhecido como sidewalk surfing (surf de calçada) / Foto: Depositphotos.com[Irochka]
O skate surgiu nos Estados Unidos, na primeira metade do século 20. No ano de 1918, um garoto norte-americano chamado de Doc ´Heath´ Ball tinha desmontado eixos e rodas de patins, e fixado em uma madeira.

Em 1950, quando não havia ondas no litoral da Califórnia, surfistas procuravam imitar manobras de surf utilizando pranchas também colocadas em cima de rodas e eixos.

O primeiro skate comercializado em série foi o Roller Derby, em 1959. As rodas eram de ferro e por escorregarem provocaram muitos acidentes, demorando tempo para o esporte ganhar credibilidade.

No início era conhecido como sidewalk surfing (surf de calçada). Em 1963, tinha criado identidade com suas próprias manobras e era praticado por um grande número de adolescentes. Nesta época ganhou seu nome definitivo: skateboard.

No RankBrasil
A Primeira pista de skate do país foi inaugurada em 4 de dezembro de 1976, em Nova Iguaçu (RJ). O RankBrasil também destaca os recordes de Maior skate longboard, com 2,20 m de comprimento por 35 cm de largura, e da Maior distância percorrida sobre um skate, com 253,74 km.


Fonte: Confederação Brasileira de Skate