CURIOSIDADE – Carnaval é uma herança da Idade Antiga

O Maior Carnaval do país, recorde registrado pelo RankBrasil, acontece no Rio de Janeiro com a participação de centenas de blocos e milhões de foliões

13/02/2015
19630 Acessos
Imprimir
CURIOSIDADE – Carnaval é uma herança da Idade Antiga
Carnaval teve origem na Antiguidade, com festas para celebrar colheitas e louvar os deuses / Foto: Depositphotos.com[mmedp]
O Carnaval é uma herança de comemorações da Antiguidade. Povos egípcios, hebreus, gregos, romanos, entre outros, realizavam festejos pagãos para celebrar colheitas e louvar os deuses.

Entre as festas ancestrais, uma de destaque é ‘saturnais’, que ocorria na Roma antiga em exaltação a Saturno, o deus da agricultura. Durante este evento, as escolas fechavam, os escravos eram soltos e o povo dançava pelas ruas.

Nesta época, havia até espécies de carros alegóricos, que levavam homens e mulheres nus, chamados de carrum navalis (carro naval, pois tinha formato parecido com navios). Alguns pesquisadores entendem que a partir deste nome surgiu a palavra carnaval.

Já a maior parte dos especialistas acredita que vem da expressão latina ‘carnem levare’, significando ‘retirar ou ficar livre da carne’. A explicação é que na Idade Média, as festividades foram incorporadas pela Igreja Católica e passaram a marcar os últimos dias antes das restrições impostas pela Quaresma, como o jejum.

A festa de Carnaval adquiriu diversas formas em países católicos. O Brasil recebeu influência do ‘entrudo’, uma folia realizada em Portugal onde ocorriam brincadeiras com água. Depois surgiram os cordões e ranchos, as festas de salão, os corsos e as escolas de samba, além de diversos gêneros musicais.

Maior Carnaval do Brasil
O recorde de Maior Carnaval do país, registrado pelo RankBrasil, pertence ao Rio de Janeiro (RJ). Somente em 2013, a festa atraiu mais de 5,3 milhões de foliões, reuniu 492 blocos e gerou receita de US$ 848 milhões para a cidade.


Fontes: Mundo Estranho e Brasil Escola
Redação: Fátima Pires