CURIOSIDADE – As pessoas piscam cerca de 20 vezes por minuto

O recorde junto ao RankBrasil de maior tempo sem piscar é de Gilberto Cruz, que resistiu durante uma hora e quatro segundos

11/02/2015
13182 Acessos
Imprimir
CURIOSIDADE – As pessoas piscam cerca de 20 vezes por minuto
Piscar permite a lubrificação e a limpeza natural dos olhos / Foto: Depositphotos.com[zastavkin]
As pessoas piscam normalmente cerca de 20 vezes por minuto. A frequência e a duração da ação varia de acordo com o estado geral e humor de cada ser humano. Por exemplo, o cansaço faz piscar mais vezes.

O ato permite uma limpeza natural dos olhos: com este processo, os agentes externos (poeira e outros elementos minúsculos) são impedidos de entrar em contato direto com a córnea. Além disto, é extremamente importante para lubrificar a superfície ocular.

Na frente da televisão ou do computador se recomenda forçar a piscada, pois a luminosidade dos aparelhos causa a evaporação do líquido lacrimal. Isto ocasiona tensão dos músculos dos olhos e dificuldade em abrir e fechar, o que é chamada de Síndrome da Visão do Usuário de Computador.

Maior tempo sem piscar
O recorde junto ao RankBrasil de Maior tempo sem piscar é de Gilberto Cruz, que resistiu durante uma hora e quatro segundos. Durante o desafio ele não podia fechar totalmente os olhos, mas o recomendável foi deixar as pálpebras um pouco abaixadas e mexer sempre o globo ocular para não ocasionar o ressecamento da retina.


Fontes: Mundo Educação e Super Interessante
Redação: Fátima Pires